Amanda de Deus

Advogada, pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, graduanda em Psicologia, praticante de MuayThai, motociclista, esposa, mãe do Bernardo e do Pedro, boa ouvinte, apaixonada por seus cachorros, cristã. Escreve assuntos relacionados ao Direito, Saúde Mental, Motociclismo, MuayThai, Turismo dentre outros; a ideia é não se limitar.
Advogada, pós-graduada em Direito das Famílias e Sucessões, graduanda em Psicologia, praticante de MuayThai, motociclista, esposa, mãe do Bernardo e do Pedro, boa ouvinte, apaixonada por seus cachorros, cristã. Escreve assuntos relacionados ao Direito, Saúde Mental, Motociclismo, MuayThai, Turismo dentre outros; a ideia é não se limitar.

Roda Presa: o maior grupo de ciclistas do Mato Grosso

Edenilton Filbido de roda presa a líder do maior grupo de pedal. Detalhe: dizia que jamais andaria de bicicleta nas ruas, pois achava muito perigoso

As pessoas estão cada dia mais preocupadas em atingir uma boa qualidade de vida, com o ritmo de vida frenético, são diversas as preocupações do dia a dia, com isso a tendência é a busca de meios para alcançar um modo mais leve de viver.  

O escape para muitos tem sido “o pedal” chamado assim pelos praticantes do ciclismo, que nada mais é do que andar de bicicleta, a prática de atividades físicas faz com que o organismo libere certos hormônios que causam sensação de bem estar, e ao pedalar seja em grupos ou sozinho as pessoas além de cuidar da saúde se divertem.


Foto: Arquivo pessoal Edenilton FilbidoPraça Orla do Porto
Praça Orla do Porto


No dia 19 de agosto comemoramos o dia do ciclista conforme Lei 13.508/2017, venho a calhar trazer a história do maior grupo de pedal do Mato Grosso, o Roda Presa, foi fundado na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, em dezembro de 2015 por Edenilton Filbido, hoje com 46 anos.


Foto: Arquivo pessoal Edenilton FilbidoOnde tudo começou - sobrinho, amigo, Edenilton e irmão.
Onde tudo começou - sobrinho, amigo, Edenilton e irmão.


Edenilton conta que  jamais andaria de bicicleta nas ruas, pois achava muito perigoso, uma verdadeira loucura, no entanto, em dezembro de 2014, devido ao seu excesso de peso foi convidado por seu irmão, um sobrinho e um amigo para pedalar, pedalaram por oito quilômetros, Edenilton precisou de ajuda, foi empurrado devido a falta de preparo físico, mas quando chegou em casa, parecia uma criança que acabara de brincar pela primeira vez na vida de tão feliz que estava, tomou gosto por pedalar.

Foto: Arquivo pessoal Edenilton FilbidoLíder do Roda Preso - Edenilton, o 01.
Líder do Roda Preso - Edenilton, o 01.

A alegria foi tamanha que o ciclista, conhecido como 01, não perdia nenhuma oportunidade de compartilhar sua experiência, a cada dia que se passava mais pessoas se reuniam para andarem de bike, com o grande número de pessoas foi criada a necessidade dos encontros serem organizados e foi aí que surgiu o grupo Roda Presa, hoje o maior grupo de pedal do Mato Grosso, são mais de 300 membros.

O grupo é composto tanto por homens como por mulheres de diversas idades, os pedais são realizados três dias na semana, só pode participar quem cumpre com as regras de segurança, independente se consegue pedalar muito ou pouco, todos são bem vindos, pois os mais experientes sempre ajudam os menos; lembra do líder Edenilton  sendo empurrado em seu primeiro pedal?!

Edenilton, o 01, recebeu esse apelido  por ser o fundador do Roda Presa, sempre tomava a iniciativa de marcar os pedais, dias, horários, trajetos, ele conta que esse nome foi inventado pelos próprios ciclistas mas não sabe dizer quem especificamente.

Um fato engraçado é o porquê do nome Roda Presa, quando o grupo foi criado o objetivo era, e ainda o é, nunca deixar ninguém sozinho para atrás, mas o líder sempre ficava para atrás devido ao excesso de peso, ou seja, de certa forma o nome do grupo foi escolhido em homenagem ao líder.

Foto: Arquivo pessoal Edenilton FilbidoAmigos do Fundão
Ponte Sérgio Mota - Amigos do Fundão

Roda Presa conta com os amigos do fundão, é um ponto forte do grupo, sem sombras de dúvidas as pessoas que chegam no grupo se sentem acolhidas por essas pessoas, eles literalmente amparam os amigos cansados com suas mãos amigas.

Ao ser perguntado o que mais o marcou nesses quase 5 anos de Roda Presa, Edenilton de pronto nos fala da doença da alma:

“ O que mais me marcou e ainda marca é ver pessoas chegando tristes e saindo alegres, pessoas com começo de depressão e quando começam a pedalar encontram um mundo diferente. Eu já vi muitas pessoas chegarem assim no grupo e praticamente se curarem desse mal da depressão.. isso a gente vê constantemente, uma mudança de vida para o bem, é incrível a quantidade de pessoas que chegam com esse mal e ficam curadas”

No dia do ciclista vale a  reflexão acerca da segurança dos ciclistas, o respeito é a melhor forma de prevenção de acidentes, sejamos mais pacientes com nossos semelhantes, vamos nos colocar no lugar do outro, paz no trânsito, além dos benefícios acima detalhados, a bicicleta é o transporte do futuro, ela promove uma mobilidade sustentável, por mais pessoas que pensem no bem comum.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários