Giulieny Matos

Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.
Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: conheça o trabalho de Eliane Miranda

Vamos aproveitar a pandemia para ler!

"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” André Maurois.

Foto: JTNewsComemoração do Dia Nacional do Livro
Comemoração do Dia Nacional do Livro. Giulieny matos e Eliane Miranda

RAIO X

Nome Eliane Regina de Andrade Miranda

Nasceu em Patos de Minas/MG

Mora no Guará/DF

Aniversário 13 de dezembro

Família Filha Ana Marina (20)

Profissão Professora desde 1997 

Lotação Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade

Participa do Fórum Coleta Seletiva Consciente de Ceilândia

Lugar preferido Sua Casa

Comida preferida Churrasco

Bebida preferida Água

Natureza Céu de Brasília

Hobby Leitura

Estação do ano Primavera

Estação de rádio CBN

Programa de TV Globo News

Livros preferidos “O Tempo e o Vento”, de Érico Veríssimo, “Os Pilares da Terra”, de Ken Follett, “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, de Arthur C. Clark, “Sapiens... Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari , “A Menina Derretida” e “A Lagarta Vitória” da autora Giulieny Matos

Filme preferido 2001 - Uma Odisseia no Espaço

Time de futebol Atlético Mineiro

Ama Ler

Detesta Intolerância

Odeia Fanatismo

Não suporta Violência

Qualidade Admirar as minúcias da vida

Defeito Insegurança

Mania de Balançar as pernas

Medo de Ficar doente e depender de outras pessoas

Um sonho Alcançar a aposentadoria para ter mais tempo para ler

 

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 

(Decreto nº 84.631/1980) 

23 a 29 de outubro 

Foto: Giulieny MatosEliane Andrade, da Biblioteca de Ceilândia
Eliane Andrade, da Biblioteca de Ceilândia/Brasília/DF

Nossa querida Eliane Andrade começou a trabalhar muito cedo, numa empresa, apenas com 9 anos. Catava feijão na esteira. Sempre com uma grande parcela de responsabilidade dentro da casa materna, estudou muito e se profissionalizou. Graduou-se em letras e fez pós-graduação em linguística. 

"Sou Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade,

Venha me conhecer, leitor de qualquer idade. 

Sou instituição pública cultural moderna e informatizada, 

Centro de informação muito considerada."

Professora Eliane Andrade

Passou no concurso da Secretaria de Educação em Brasília e assumiu a sala de aula. Por um período, precisou afastar-se para tratamento de saúde. Ao retornar, foi lotada na Biblioteca de Ceilândia, onde realiza maravilhoso trabalho há 15 anos.

Eliane Andrade, promotora de leitura da Biblioteca da Ceilândia 

Foto: Giulieny MatosEscola: Que tal uma live com uma escritora de Brasília?
Escola: Que tal uma live com uma escritora de Brasília?

O que Eliane mais gosta na Biblioteca da Ceilândia, além dos livros, é claro!, (risos), são os projetos de leitura e os projetos ecológicos que coordena. Suas principais iniciativas e projetos desenvolvidos são:  o Projeto EcoTeca, voltado para a educacao ecológica da comunidade e de alunos das escolas públicas; o Projeto Bebê-Lê-Teca, idealizado para contar histórias para bebês dentro das barrigas e para crianças até 4 anos, para fortalecer o vínculo entre pais e filhos durante primeira infância.

Projeto MiniTeca, com o objetivo de transpor os muros da biblioteca, leva a leitura para o mundo. Eliane visita hospitais, postos de saúde, escolas e até mesmo invasões para proporcionar leitura em espaços onde a biblioteca não chega. Já o Projeto trocalivros.com é uma ação presencial que oportuniza a troca de livros entre a biblioteca e comunidade. 

Eliane Andrade é uma daquelas pessoas criativas que dinamiza o espaço da biblioteca e ajuda a torná-lo um lugar prazeroso e atrativo para o leitor. Ela, juntamente com a equipe BPC, realizam encontros com o autor e leitores, contação de historias, eventos diversos. Para o 23º aniversário da Biblioteca Púbica de Ceilândia, receberam, para comemorar, toda a equipe governamental, inclusive com presença do vice-governador. 

Foto: Eliane MirandaTurma da Biblioteca da Ceilândia
Turma da Biblioteca da Ceilândia

Neste mesmo evento homenagearam a escritora Giulieny Matos trazendo turmas das escolas públicas para conhecer a autora pessoalmente. Para recepcioná-los, esculpiram a personagem do livro Menina Derretida em isopor, artigos expostos para agradar os frequentadores do local.

Muito romântica e integrada com a natureza, nossa homenageada sente-se renovada quando um gavião Quiriquiri pousa em seu braço, ou uma borboleta em sua mão se assenta. Fica admirada ao registrar um João-de-Barro fazendo pose para fotos, ou perceber, todos os dias, a visita de um lagarto enquanto está aguando o jardim da Biblioteca. 

Neste mesmo recanto, fica maravilhada ao acompanhar o desenvolvimento diário das dezenas de mudas de ipês, das árvores frutíferas e das flores que plantou. Tudo gravado, fotografado e documentado, material prontinho para exposição após a pandemia. Ela é uma verdadeira artista observadora da natureza.

Dentro do mundo mágico da biblioteca, Eliane se encontra e se perde. Ela se perde em meio a lindas e várias leituras e se encontra apontando e indicando um livro para um leitor. Eliane se perde atrás de pilhas de livros para organizar, e se encontra quando vê um projeto criado dar certo. “Quando estou dentro da biblioteca eu sinto a força das pessoas e dos livros.” Para agradar o leitor infante, inventa e tudo dá certo! De vez em quando, até fantasiada comparece ao trabalho para alegrar as crianças.

Foto: Giulieny MatosA leitura diverte!
A leitura diverte! A Biblioteca de Ceilândia oferece livros de qualidade para os leitores e valoriza a escritora Giulieny Matos. Foto com Eliane Miranda.

Troféu de super Amiga da Biblioteca para Eliane Miranda

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários