Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Longevidade Saudável: Você sabe como alcançar?

A cada dia a população mundial tem a possibilidade de envelhecer com saúde.

Dia 10 de Outubro, 13h00. O envio de um vídeo sobre longevidade e atividade física através de uma rede social, e posterior diálogo com um amigo sobre o tema, foram as inspirações para escrever sobre a relação entre longevidade, saúde e exercícios físicos.Segundo o grupo de estudos paulistano Longevidade Saudável, a expectativa de vida tem crescido de forma geométrica durante a história. O primeiro salto de longevidade ocorreu no século 19, com a expectativa de vida alcançando os 30 anos. Por volta de 1930, já se podia esperar viver até 55 anos. Atualmente, nos países desenvolvidos, essa expectativa é de 84 anos – e, no Brasil, de 75 a 76 anos.

 “Longevidade”, segundo o dicionário Houaiss, significa duração da vida mais do que o comum. Mas, para que isso aconteça, é imprescindível o desenvolvimento de alguns hábitos regulares, tais como a ingestão de comidas saudáveis e a prática de atividades físicas.

De acordo com pesquisas atuais, a relação entre saúde, longevidade e a regularidade de exercícios físicos, indica que, através da prática de atividade física constante, há principalmente uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares – pois,  conforme afirmam estudos recentes da USP (Universidade de São Paulo), o risco de acidentes cardiovasculares aumenta significativamente com a perda da massa muscular. Além disso, a frequência de exercícios físicos provoca impacto positivo nos aspectos cognitivos e emocionais, fundamental para que se possa ter uma velhice saudável.

Envelhecer com saúde e buscar maior expectativa de vida são os dois fatores que estão intimamente ligados à longevidade saudável. A população mundial, inclusive no Brasil está ficando cada vez mais velha, segundo relatórios da ONU. Sendo assim, o envelhecimento saudável se torna essencial para termos uma vida com mais equilíbrio e melhor desempenho nas nossas tarefas cotidianas. Para tanto, a prática de uma atividade física a qual sentimos prazer em executar é um fator fundamental para se alcançar estes objetivos.

Conclui-se, portanto, que a longevidade saudável é possível cada vez mais. Para isso reforça-se a necessidade da prática de hábitos imprescindíveis, como uma alimentação equilibrada junto à regular execução de atividades físicas.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários