Jamil Leite

Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral
Especialista em fisiologia e prescrição do exercício clínico, Bacharel e Licenciado em Educação Física, Personal trainer e Professor de ginástica laboral

Irisina e Covid-19 – Relação e atuação.

A atividade física é um dos meios de prevenção contra a Covid-19.

Atividade física: já bem sabemos que é  um fator primordial para a continuidade da nossa saúde e bem estar. A partir da prática de atividade física,  são liberados hormônios que colaboram para esse processo. Dentre desse grupo de substâncias, está  a irisina. Mas, afinal o que é  a irisina e qual sua relação com atividade física?

Sendo a musculação um exercício físico realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, esta atividade física é indicada para pessoas de diversas idades (e com objetivos diferentes), diferentemente do fisiculturismo e do levantamento de peso – pois estes são esporte, e aquela uma modalidade de exercício, exercício este que – retomo – estimula diretamente a contração muscular do corpo, promovendo uma maior concentração de irisina no organismo.A irisina é  um hormônio que está ligado diretamente à contração muscular, ou seja,  ela vai ser liberada a partir da prática de uma atividade física intensa e que propicie o processo de contração muscular. Segundo o doutor em Biotecnologia Márcio Edivandro Pereira, a contração muscular esquelética está  associada à tonificação do nosso corpo, e acontece de forma voluntária, envolvendo os nervos motores das fibras musculares ,e tem como substância neurotransmissora a acetilcolina, que favorece o sítio de ligação (deslizamento) de actina e miosina, constituindo o processo contrátil. Desta forma, segundo estudos atuais, a irisina atua diretamente contra a obesidade, um dos fatores de risco da covid-19. Como educador físico, ressalto desde já, que a musculação é a principal atividade física que estimula diretamente a contração muscular. Sendo assim, a prática da musculação é  essencial para a busca de maior concentração de irisina.

Portanto, é científico o argumento para que a prática da musculação nas academias – obedecendo todos os protocolos de saúde atuais – é essencial para a saúde e o bem estar do indivíduo, contribuindo também para a prevenção da Covid-19 com a liberação de irisina no corpo – além dos benefícios estéticos e de saúde em geral.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários