Giulieny Matos

Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.
Gosta do cotidiano. É especialista em segurança pública e educadora autônoma. Formada pela Unb, trabalha atualmente em prol da prevenção precoce da violência. Colaboradora da Magazine Internacional IPA Brazil. Possui 12 livros publicados.

Eu, a rainha absoluta do meu lar! Firme e forte no comando em 2021!

Em 2021, comece com força total no comando da sua vida

Comece seu ano de 2021 com bom humor, piadas, brincadeiras e companheirismo, porque TUDO passa. Aproveite para planejar o ano, dar um jeito de realizar aquele sonho, organizar-se para uma viagem pós-pandemia (precisamos acreditar !), desocupar os guarda-roupas, trocar os travesseiros velhos pelos novos, arrumar aquela baguncinha ali e acolá, planejar a discutida reforma...

Foto: Renata SandreSVamos reinar, até mesmo sobre o caos
Vamos reinar, até mesmo sobre o caos

Enquanto o vírus ameaça e avança, quem pode e precisa segue recolhido em casa. O lar segue como abrigo seguro, no refúgio para proteção contra a COVID-19. O lar tornou-se objeto da mais alta atenção, especialmente da mulher. Vira, revira, arruma, desarruma, arrasta, tenta, inventa.

Quantas vezes sonhei com um final de semana prolongado, uma sexta-feira antencipada do trabalho na quinta, simplesmente para ter mais tempo para ficar em casa.

Em 2020 muitas mulheres conseguiram dar aquela geral em casa. Outras, assim como eu, reaprenderam a cozinhar. Umas, a lidar com as plantas, e algumas preferem deixar tudo como está. Umas estão enfrentando os próprios demônios, outras, seus infortúnios, e ainda há aquelas que se esforçam para fazer o seu melhor apesar de tudo. Ou tudo junto e misturado.

A mulher otimista sempre busca o lado positivo dos fatos, mesmo nas piores situações. Aprendi a procurar o bom até mesmo no ruim.

Foto: https://www.instagram.com/renatasandres/Rainha do lar acima de tudo
Rainha do lar acima de tudo

Apesar das tristezas, sofrimentos e angústias do momento, ouso até insinuar que, a pausa proporcionada pelo corona a muitas famílias, repito – não fossem os sofrimentos - causou até um pouco de inveja às correrias do passado.

Eu, por exemplo, não estava em casa quando minha filha deu os primeiros passos. Também não estava em casa quando os olhos do meu filho descobriram a mágica de unir as letras e ler as sentenças. “Mamãe! Estou lendo tudo! Tudinho! Tudo agora faz sentido!” Eu não estava em casa todos os dias para ouvir as narrativas das novidades.

Você é a plena e absoluta rainha do seu lar. Bem que seria incrível ter duas secretárias, um motorista particular, uma governanta, mas essa não é a minha realidade (risos). Sendo assim, encaro os fatos e tento aproveitar cada segundo com bom humor, piadas, brincadeiras e companheirismo, porque “TUDO passa”.

A modelo e fotógrafa Renata Sandres representou com uma perspicácia artística a mulher “Rainha Absoluta do Lar”. Ela nos conta: “Nesta pandemia, tenho de trabalhar mais. Descobri que eu tenho um marido metódico com tudo ... Descobri um estranho que antes não “morava” aqui em casa ... agora vivendo aqui comigo.... querendo consertar até o que é normal para minha rotina.  Quer consertar coisas como... humor de adolescente (risos), mas os objetos quebrados da casa, enrola pra não arrumar!  São tantos desafios ...”

Foto: JTNewsCuidar do outro é um dom de amor e retribuição
Cuidar do outro é um dom de amor e retribuição

Rosângela Kennedy, professora e artesã, admite que a pandemia chegou e mudou muita coisa.  “Tive de encarar, comecei a agir. Percebi que eu não preciso de secretária do lar todos os dias, dou conta de fazer as coisas. Tem sido bom sentir-me capaz de cuidar mais da organização das coisas aqui em casa, de perceber que o meu pai, com parkson, precisa mais de mim. Eu tenho mais paciência com ele pelo fato de eu de ter menos interferência na sua rotina.

Ela mesma nos conta: “Meu marido, por causa das restrições de alimentação na pandemia, vem almoçar em casa todos os dias, antes ele não vinha, né! Tem sido ótima a companhia dele, apesar da pandemia. Estou  cuidando das minhas plantinhas, elas nunca estiveram tão lindas! Vejo que a dedicação é maior a essas coisas de terapia. Tenho cuidado melhor da casa, pude refletir mais, estudar mais a palavra de Deus, trabalhar a espiritualidade.

No início achei que eu não ia conseguir... sim, no começo eu ficava nervosa por não ninguém para me ajudar. Foi difícil, mas agora já me acostumei. Essa foi a adaptação que eu tive para melhor em 2020.  Para pior foi lidar com isolamento e a restrição de visitar a minha neta, restrição de visitar uma amiga, a restrição de ir cinema, (Adoro cinema!), sair com meu marido, sair para o happy hour.

Estávamos com uma viagem marcada para a Europa e tivemos de cancelar. Tento não descontar na alimentação as ansiedades em relação ao futuro. Fico compadecida com tanta gente passando por sofrimentos, falta de tantas coisas básicas, falta de dinheiro, de emprego. Estou vivendo o meu hoje com meu melhor, na esperança de sairmos dessa.”

Feliz 2021 pra você, Rainha do seu lar!

Foto: Também Quero ler!Abordagem financeira para crianças
Abordagem financeira para crianças

Adquira o livro Mamãe Nota 100

Uma história divertida e inusitada. Garanta já o seu! Desconto durante a pandemia. / R$ 27,00 mais R$ 8,90 de postagem

WhatsApp (61) 98131-6214

Vai à Recife?

Entre em contato com a fotógrafa Renata Sandres para book exclusivo na praia.

https://www.instagram.com/renatasandres/

*** Renata Sandres é a mãe da Chiara, a menina que inspirou a autora a escrever o livro A Menina Tagarela. Atualmente Giulieny Matos possui catorze livros publicados. Para receber uma visita da escritora em sua escola, entre em contato 61 981316214. 

Você também pode querer ler:

- A onda gris e as barbas compridas invadem Brasília!

- Qual o lugar mais visitado de Brasília?

- Epandemia, poema substantivo 

Ler mais textos de Giulieny Matos

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários