Empregado que move ação contra empresa pode ir para a “Lista Suja”?
Muitas pessoas acreditam que as empresas mantêm uma espécie de “lista negra”, na qual constam aqueles empregados que entraram com processosEntrar com ação trabalhista contra empregador não é motivo para que a pessoa seja prejudicada em novo emprego, logo quando o (a) empregado (a) procura a Justiça do Trabalho, certamente está se sentindo prejudicado em seus direitos e cabe a parte empregadora promover sua defesa.

Muitas pessoas acreditam que as empresas mantêm uma espécie de “lista suja”, na qual constam aqueles empregados que entraram com processo contra seus empregadores.
O que ocorre muitas vezes é que as empresas que estão contratando costumam ligar para as empresas que o candidato já trabalhou para pedir informações ao ser contratado, e essas empresas anteriores deverão lhe repassar as informações do trabalho desenvolvido pelo empregado e não de ações trabalhistas.
Caso isso ocorra e chegue ao conhecimento do empregado/candidato, gerará até mesmo indenização por danos morais. Portanto, é inadmissível essa possível “lista negra”, bem como informações que maculem a imagem do candidato.
O que precisa ser considerado é que um (a) empregado (a) não processa a empresa/patrão por simples falta do que fazer. Existe sempre um motivo, na maioria das vezes porque a lei foi desrespeitada pelo empregador, por que não pagou férias, não depositou FGTS, pagou salário incorretamente, não pagou 13º salário, horas extras ou ainda cometeu algum ato que gerou suposto dano moral contra o (a) empregado (a).
Portanto, ao ingressar com uma ação trabalhista, o (a) profissional exerce simples e puramente seu direito de cidadão (ã), que é garantido constitucionalmente, não existindo razões para que fique receoso (a).
Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Deputado Warton Lacerda é alvo de ação do MP por suposto uso eleitoral de cestas básicas em Altos (PI)
-
Piauí Governo do Piauí contrata consultor por R$ 228 mil sem licitação para projeto de segurança hídrica
-
Política TCE aponta rombo de R$ 3,19 milhões na previdência de Sebastião Barros (PI)
-
Justiça Governador do MA confirma prisão de prefeito autor confesso pela morte do soldado Geidson
-
Segurança Pública Acusado de tentar afogar filhotes de cães no mar é preso em Parnaíba
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de Castelo do Piauí tem contas reprovadas e é multado por irregularidades em licitação de kits pedagógicos
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Corregedor-geral adjunto da Polícia Militar do Piauí é denunciado por importunação sexual pelo Ministério Público
-
Política Prefeitura de Santa Filomena compra medicamentos irregulares e é multada pelo TCE-PI
-
Segurança Pública Caçada a assassino de delegado entra no segundo dia em área de matagal em Timon (MA)