Noélia Sampaio

Advogada, professora, especialista em direito do trabalho, membro das Comissões de Direito do Trabalho e da Mulher OAB/PI, membro da Comissão feminista da ABRAT, ativista em defesa dos direitos da Mulher, co-autora do Livro: Mulheres Desvelando o Cotidiano e seus Múltiplos Desafios.
Advogada, professora, especialista em direito do trabalho, membro das Comissões de Direito do Trabalho e da Mulher OAB/PI, membro da Comissão feminista da ABRAT, ativista em defesa dos direitos da Mulher, co-autora do Livro: Mulheres Desvelando o Cotidiano e seus Múltiplos Desafios.

Blog da Noélia homenageia Mulheres Empoderadas e Empreendedoras

As mulheres têm aumentado sua representatividade e exercitado sua liberdade

Em 2020 e em pleno século XXI, o mês de março ainda continua sendo marcante para o mundo feminino, pois corresponde a época de homenagens às mulheres, mães, filhas, irmãs, esposas, namoradas e amigas, considerando suas diversas culturas, raças, etnias, gostos, orientação sexual etc., bem como é um marco  de registros de lutas pela liberdade e igualdade.  

Por essa razão, nosso Blog não poderia deixar esse momento passar sem nenhuma expressão de nossa parte. Nas 4 (quatro) semanas deste mês iremos homenagear mulheres que se destacam na sua vida pessoal e profissional, através do empoderamento feminino e do empreendedorismo, contando um pouco das suas formações, trajetórias e o caminho que percorreram para chegar até aqui.

Foto: noélia sampaiomaria do carmo bezerra
Maria do Carmo Bezerra: Sucesso no Grupo D&Z

A empresária Maria do Carmo Fontenele Bezerra é filha de Esperantina-PI, cidade a 183KM da capital teresinense, formada em Administração de Empresas, hoje é administradora do Grupo D&Z, em Teresina – PI.  Ela conta que começou a empreender quando nem mesmo sabia o que significava a palavra empreendedorismo. Quando ainda contava  com 13 (treze) anos de idade, iniciou suas atividades atendendo de porta em porta, na cidade de Esperantina - PI, levando os produtos para oferecer a seus (suas) clientes em uma bicicleta, de forma mais intimista, conseguia fidelizar a sua clientela.

Para Ela, esse início de negócio, mais informal e centralizado foi fácil, mas desde que consolidou o Grupo D&Z, se deparou com algumas dificuldades, sendo uma das maiores, a contratação de pessoas qualificadas e engajadas para dar continuidade e ampliar o seu sonho.

Sobre o mercado de trabalho, a empresária  acredita que há 10 anos também era mais fácil, por várias razões,  devido à concorrência que era menor, as  exigências dos clientes que também eram mais reduzidas e, no seu caso em especial, porque o seu empreendimento era menor e Ela conseguia controlar sozinha, o que hoje, com o crescimento do grupo, isso não lhe permite mais.

É evidente que com a globalização e essa proliferação de informações ágeis,  o público se tornou muito exigente e antenado, requerendo, pois,  das empresas, um pessoal cada vez mais preparado para atender as necessidades de um universo cada vez mais dinâmico, excepcionalmente no mundo da moda, que é um dos ramos do seu grupo empresarial.

Liderar pessoas é um grande desafio, o (a) empreendedor(a) precisa ter capacidade para capacitar e conduzir, de forma que os colaboradores entendam a visão, a missão e os valores da marca que cada empresa carrega.

Ao ser questionada sobre os desafios que enfrenta, a empresário Maria do Carmo Fontenele responde: “Mesmo com todas as dificuldades que enfrento no dia a dia, porque ser empresária  no Brasil dá muito trabalho, eu AMO o que faço, e procuro fazer tudo com muito  zelo, para que cada pessoa que faz parte desse sonho, seja clientes ou colaboradores, sintam alegria e vivam uma experiência única. Ser mulher nesse universo da moda, não é difícil, pelo contrário é prazeroso e tudo flui, não encontrei dificuldades que não conseguisse superar, para desenvolver a minha empresa. Eu costumo dizer que quando você acredita no seu sonho, corre atrás e faz as pessoas que fazem parte desse sonho também acreditar nele, não existem obstáculos, existem desafios a serem superados. E você que quer empreender, corra atrás e não desista, mesmo que todo o cenário esteja difícil, continue se preparando, pois sua oportunidade chegará”.

Segundo pesquisa do IBGE (2018), as Mulheres são maioria entre pessoas subempregadas no Piauí e empreender hoje tem sido uma boa alternativa. Ainda de acordo com dados da Junta Comercial do Estado do Piauí – JUCEPI, 37% das empresas  registradas no estado do Piauí, possui pelo menos uma mulher como sócia. São quase 80 mil empresas ativas constituídas por mulheres, porém estima-se que este número seja bem maior, pois não estão inclusas empreendedoras informais nessa contagem.

Empreender é realizar, é tentar (por vezes, muitas vezes), é acreditar, é movimentar. Quem abre uma empresa precisa diariamente lidar com desafios e nesse cenário de constante desenvolvimento, a liderança feminina tem ganhado cada vez mais força no mercado.

As mulheres têm aumentado sua representatividade e exercitado sua liberdade, inovando nas formas de trabalho, criando novos caminhos a serem explorados nos negócios, usando a sensibilidade, delicadeza e a força feminina para se destacar.

Todo conteúdo, imagem e/ou opinião constantes neste espaço são de responsabilidade exclusiva do(a) colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do JTNEWS.

Comentários