Wellington Dias irá se reunir com Comitê Nordeste para definir sobre uso da máscara

O governador afirmou que a decretação da flexibilização de medidas, como a liberação do uso de máscara poderá ser uma realidade até o dia 15 de março

Nesta sexta-feira (04/03), o governador Wellington Dias (PT) informou que os Comitês tripartite e o Científico do Nordeste vão apresentar na próxima quarta-feira (09/03) aos governadores uma proposta de transição da situação de pandemia para endemia da Covid-19.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíWellington Dias irá se reunir com Comitê Nordeste para definir sobre uso da máscara
Wellington Dias irá se reunir com Comitê Nordeste para definir sobre uso da máscara

As declarações do governador foram dadas nesta manhã durante uma visita em que realizou, junto com o secretário Fazenda Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Cultura Fábio Novo (PT), na Casa do Cantador onde apresentou a proposta para a instalação de uma escola de repente e investimento na ordem de R$ 200 mil.  

Wellington Dias afirmou que a decretação da flexibilização de medidas, como a liberação do uso de máscara poderá ser uma realidade até o dia 15 de março. Dias explicou que para isso serão levados em consideração a avaliação do índice de vacinação, queda na transmissibilidade, no número de casos confirmados e redução do número de pessoas internadas e de óbitos. 

“Com base nos dados da semana que vem é prevista uma primeira agenda técnica com o Comitê Científico no qual eles vão estar fazendo uma avaliação e apresentando uma proposta da saída da fase de pandemia para a fase de endemia. Ou seja, o vírus continua entre nós, mas estamos mais preparados para lidar com ele”, declarou. 

Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernador Wellington Dias (PT)
Governador Wellington Dias (PT)

O petista defendeu que os governadores não realizem ações isoladas antes de ouvir o parecer do Comitê Científico e defendeu que as medidas de flexibilização ocorram de maneira coordenada entre os estados. O Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo, já anunciaram decretos com liberação do uso de máscara. 

“Ao mesmo tempo em que vamos aprender a conviver com o coronavírus, vamos ter nacionalmente alguns governadores adotando medidas, mas estamos apelando para fazer isso de forma coordenada, seguindo a ciência, exatamente para não ter novos riscos e com isso a gente poder, por exemplo, estar liberando máscaras, poder estar liberando uma presença maior de pessoas em sala de aula. Há um conjunto de medidas que a ciência deve nos apresentar e devemos a nível nacional apresentar para esse encaminhamento, governo federal, governo estadual e governo municipal e fazer as alterações das regras atuais de forma coordenada”, pontuou.

Fonte: JTNEWS

Comentários