Wellington Dias afirma que responsabilidade pelo preço dos combustíveis é de Bolsonaro

Ex-governador do Piauí afirma que atual política de preços da Petrobras é “um verdadeiro assalto” e cobra ações do presidente

Nessa terça-feira (17/05), o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), criticou a omissão do presidente Jair Bolsonaro diante da explosão dos preços dos combustíveis no Brasil.

Foto: Reprodução/InstagramWellington Dias (PT)
Wellington Dias (PT)

“A responsabilidade pelo aumento dos preços dos combustíveis tem nome e endereço. É o Palácio do Planalto e o presidente Jair Bolsonaro. É ele que tem poder sobre a Petrobras”, disse.

Dias, que deixou o cargo recentemente para se candidatar ao Senado Federal, explica o presidente tem sim o poder de regular os preços dos combustíveis no Brasil. Nesse sentido, ele afirma que a atual política de preços da Petrobras retira dinheiro do povo para dar aos acionistas e à União.

ICMS

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro André Mendonça, de acatar um pedido do governo federal para suspender as normas estaduais de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o diesel, também foi criticada pelo ex-governador.

“Parece que o governo quis aqui, mais uma vez, jogar o povo contra os governadores. Isso não é razoável. O ICMS não tem a ver propriamente com os combustíveis. Está congelado desde novembro, e os combustíveis seguirão subindo. Aqui tem que ser o fundo de estabilização dos preços para poder baixar o preço dos combustíveis”, argumentou.

Lucro da Petrobras: União e os mais ricos lucram com a crise dos combustíveis

“No ano de 2021, a Petrobrás teve um lucro líquido de R$ 106 bilhões. Não estou falando que o lucro bruto, é o lucro líquido. Este valor, aproximadamente R$ 56 bilhões, foi para o cofre da União. A União lucrou com a crise dos combustíveis, a outra parte distribuída para os outros sócios. Destes, 46%, transferência para o exterior e são investimentos no exterior.

Claro que a Petrobrás é para dar lucro, mas isto que nós estamos vendo é um verdadeiro assalto. O Brasil refina petróleo, tem um preço mais barato, baixo e esse preço não é considerado. Nós estamos remetendo, obrigando o povo a comprar gasolina e óleo diesel importado por desmantelar o sistema que existia, é tirar o dinheiro do bolso de quem está lá, abastecendo sua moto, seu carro, seu trator. Ou seja, pra poder transferir normalmente para a união e para os mais ricos, isso tem que mudar!", pontuou.

Assista ao vídeo

Fonte: JTNEWS

Comentários