Wellington Dias adia retorno de aulas presenciais da rede estadual para março

O governador destaca que a decisão foi tomada com base nas recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (Coe) e pede que municípios, universidades e a rede privada sigam a mesma orientação

Nessa sexta-feira (04/02), o governador Wellington Dias anunciou que as aulas presenciais na rede pública estadual serão adiadas em todo o Piauí, tendo em vista o crescimento de casos da Covid-19 no estado.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíGovernador Wellington Dias (PT)
Governador Wellington Dias (PT)

Conforme o decreto, as aulas que iriam iniciar no dia 07 de fevereiro, serão adiadas para o dia 03 de março. Wellington Dias destaca que a decisão foi tomada com base nas recomendações do Comitê de Operações Emergenciais (Coe), que aponta a previsão de um pico de casos nos dias 21, 22 e 23. O chefe do Executivo estadual pede que os municípios, as universidades e a rede privada sigam na mesma orientação.

“O adiamento é para garantir as condições de evitar riscos para todas as pessoas que atuam na nossa rede. A medida faz parte do controle da circulação de pessoas, e sei que não agrada, mas é necessária. Ao mesmo tempo, estamos recomendando que os Municípios, o Governo Federal em sua rede de educação e nas escolas privadas possamos trabalhar, ou de forma virtual ou com adiamento do início das aulas, na mesma linha do Estado e, com isso, salvar vidas”, afirmou Wellington Dias.

Além do decreto em vigência com as medidas sanitárias, serão mantidos os trabalhos nas barreiras sanitárias no Piauí e nas divisas com o Maranhão, do Programa Busca Ativa, bem como a ampliação de leitos e investimentos em testagem e vacinação.

O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, ressaltou que, apesar da expectativa pelas aulas presenciais por parte dos profissionais e estudantes, neste momento, é importante evitar o contágio.

“Fizemos um trabalho de preparação do ano letivo na expectativa que fosse possível chegar em fevereiro e iniciar as aulas 100% presencial. Agora, nos deparamos com o relatório do Coe, que traz evidências científicas apontando um pico de transmissibilidade. Então, é muito importante, nesse momento, a gente se preparar e reduzir o contágio e a aglomeração. Por isso, adiaremos as aulas presenciais, que iriam iniciar em fevereiro e agora será em março, o que não significa que a Secretaria de Educação ficará parada, vamos fazer Busca Ativa, formação de professores, alinhamento pedagógico, fazer novas parcerias e com certeza teremos um ano muito intenso no que diz respeito à educação”, ressaltou o gestor da Seduc.

Teresina também suspendeu retorno presencial

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), ainda nessa sexta-feira (04), suspendeu o retorno das aulas e atividades escolares na forma presencial, na rede pública municipal, pelo período de 15 dias.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSPrefeitura de Teresina
Prefeitura de Teresina

A medida está no decreto 22.064 publicado na tarde da última quinta-feira (03/02) no Diário Oficial do Município. Com a proibição das aulas presenciais, o início do ano letivo 2022, marcado para começar no dia 7 de fevereiro, se dará apenas em formato remoto.

Fonte: JTNEWS

Comentários