"Vamos começar a fazer negócios", diz Trump após conversa com Lula

Republicano comentou que pode vir ao Brasil e que o presidente brasileiro irá aos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que teve uma "ótima conversa" por telefone com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (6), mas não respondeu se diminuirá as tarifas contra o Brasil -- um dos pedidos feitos pelo petista durante a chamada.

Foto: Reprodução / Redes SociaisPresidente dos Estados Unidos Donald Trump à esquerda e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva à direita
Presidente dos Estados Unidos Donald Trump à esquerda e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva à direita

Ao relembrar o encontro que teve com Lula durante a Assembleia Geral da ONU, enquanto trocavam de lugar para discursar, o republicano comentou: "Nos encontramos e gostamos um do outro... e tivemos uma ótima conversa, vamos começar a fazer negócios".

Questionado se considera ir ao Brasil, Trump disse que, "em algum momento, faria isso", e destacou que o presidente brasileiro deve ir aos Estados Unidos.

Segundo apuração de Teo Cury, analista de Política da CNN, Lula se dispõe a viajar aos EUA para um encontro com o líder americano.

Ainda assim, o presidente sugeriu que eles se reúnam na Cúpula da Asean, na Malásia, e reiterou o convite para que Trump vá à COP30, que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro.

Em outro momento durante as declarações na Casa Branca, o republicano chamou Lula de "um bom homem".

Brasil e EUA vão "se dar bem juntos", diz Trump

Mais cedo, em publicação na Truth Social, Donald Trump disse ter gostado da ligação com Lula, confirmou que haverá novas discussões e pontuou que ambos devem se encontrar em um "futuro não tão distante" tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos.

Por fim, o republicano comentou que os dois países "vão se dar bem juntos".

A conversa desta segunda durou 30 minutos e teve tom amistoso, segundo comunicado do Planalto.

O presidente dos EUA designou Marco Rubio, chefe da diplomacia americana, para negociar com o governo brasileiro.

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários