Unidade Popular lança Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República

Candidatura é a primeira do partido, registrado em 2019, em uma disputa presidencial. Vice é a dentista mineira Samara Martins, moradora da capital potiguar há quase 10 anos

Nesse domingo (24/07), o partido Unidade Popular (UP) oficializou em convenção nacional a escolha de Leonardo Péricles (MG) para candidato à Presidência da República.

Foto: Lucas Cortez/Inter TV CabugiLeonardo Péricles ao lado de Samara Martins
Leonardo Péricles ao lado de Samara Martins

A oficialização da candidatura aconteceu em evento realizado em Natal (RN). Será a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial. Na ocasião, foi oficializada como vice na chapa a dentista mineira Samara Martins, moradora da capital potiguar há quase 10 anos.

Único homem negro entre os pré-candidatos, Leonardo Péricles é também presidente nacional da sigla. Nas eleições municipais de 2020, a UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros (70%), segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Propostas

O partido defende um governo popular, que taxe grandes fortunas. Leonardo Péricles avalia que a chapa é a "verdadeira" candidatura de esquerda no próximo pleito.

As principais propostas do candidato são:

- Revogação das reformas (da previdência e trabalhista), classificadas por ele como "verdadeiros crimes contra os trabalhadores";

- Reestatização de empresas públicas privatizadas recentemente;

- Auditoria da dívida pública;

- Reformas agrária e urbana.

Trajetória política

Leonardo Péricles iniciou sua militância em movimentos estudantis em Belo Horizonte (MG). Ele presidiu a Associação Metropolitana de Secundaristas da capital mineira (AMES-BH) e foi diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES).

Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Obteve 654 votos e não se elegeu. Desde 2011, faz parte do Movimento de Luta nos Bairros (MLB), onde coordenou ocupações por moradia. Um desses locais, a ocupação Eliana Silva, na periferia de Belo Horizonte, é onde mora até hoje.

"Sou pré-candidato para defender os direitos dos trabalhadores e do povo pobre. Nossa luta é para acabar com a fome e o desemprego. Construir o socialismo e livrar o nosso país da exploração", afirma.

Em 2020, foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte (MG), na chapa de Áurea Carolina (PSOL). Eles ficaram em quarto lugar, com 103.115 votos. Leonardo é presidente nacional da Unidade Popular (UP) desde o registro, em 2019, mas já presidia nos tempos de movimento desde 2013.

 Leonardo Pericles em Teresina

De acordo com informações da Coluna da jornalista Lídia Brito, Leonardo Pericles, estará em Teresina nos dias 29 e 30. O partido prepara dois dias de atividades e diálogos com o candidato.

Na agenda do candidato há uma programação com debates na Universidade Federal do Piauí e panfletagem no mercado do Parque Piauí.

Fonte: JTNEWS com informações do G1

Comentários