Uespi oferece 600 vagas para cursos de línguas nas modalidades presencial e on-line
As vagas gratuitas são para os cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português.A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) e do Departamento de Línguas (DL), anunciou a abertura das inscrições para o processo seletivo dos cursos de línguas, nas modalidades presencial e on-line. Serão ofertadas 600 vagas gratuitas para cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Libras e Português.
O processo de inscrição será realizado de forma online, entre os dias 14 e 18 de agosto de 2024, com o resultado final sendo divulgado em 27 de agosto de 2024. A confirmação das matrículas deverá ser feita nos dias 29 e 30 de agosto, e os cursos terão início a partir de 9 de setembro de 2024. As vagas serão divididas igualmente entre a comunidade interna da Uespi e a comunidade externa. As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico: https://prexdl.uespi.br/inicial.
O professor Josinaldo Oliveira, diretor do Departamento de Línguas, disse que os cursos são de extrema importância para os participantes. "Aqui, os alunos não só têm a chance de aprender uma nova língua, mas também de crescer pessoal e profissionalmente. Com o material didático e as aulas totalmente gratuitas, os participantes podem desenvolver habilidades essenciais, como a leitura, a escrita, a escuta e a comunicação em outros idiomas. No caso de Libras, isso também significa promover a inclusão, permitindo que mais pessoas se comuniquem com a comunidade surda”, frisa Oliveira.
Ele explicou que os cursos oferecidos pela Uespi se diferenciam de muitos outros disponíveis no mercado. Enquanto outros cursos podem prolongar o aprendizado com vários módulos que duram anos, os cursos da Uespi são mais rápidos e diretos. Ele destacou que esses cursos são intensivos e focados, permitindo que os alunos avancem do nível inicial ao intermediário e avançado em menos de cinco meses. Essa abordagem eficaz facilita o aprendizado rápido e eficiente, capacitando os estudantes a desenvolverem suas habilidades de comunicação de maneira mais ágil. Assim, eles ficam melhor preparados para usar essas habilidades em situações práticas, como viagens ao exterior ou comunicação em Libras com a comunidade surda.
Atualmente, estão disponíveis 600 vagas, distribuídas em 20 turmas. Cada idioma terá duas turmas presenciais e duas online. Os cursos presenciais serão realizados no antigo Instituto Antonino Freire, localizado na zona norte de Teresina. Já os cursos online poderão ser acessados de qualquer lugar, oferecendo flexibilidade para os alunos que não podem participar das aulas presenciais.
O professor Josinaldo destacou ainda, que cada candidato só pode escolher um curso e uma turma. Se alguém fizer mais de uma inscrição, apenas a última será considerada. A seleção dos candidatos será feita por ordem de inscrição, ou seja, quem se inscrever primeiro terá prioridade. Além disso, qualquer pessoa com 16 anos ou mais e que tenha completado o ensino fundamental pode se inscrever nos cursos. Ele mencionou ainda que a plataforma de inscrição é simples e fácil de usar, o que facilita o processo para todos os interessados.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
- Geral Polícia Civil do Piauí vai conceder promoção 'post mortem' ao agente Marcelo Soares
- Justiça MPPI ajuíza ação contra ex-prefeito de Agricolândia por dano ao erário
- Política TSE proíbe apostas envolvendo resultado das eleições
- Segurança Pública Polícia prende homem acusado de sequestrar ex-esposa em Picos
- Segurança Pública Corpo de homem é encontrado em cova rasa na zona norte de Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- Justiça USO INDEVIDO DE BENS PÚBLICOS: Juiz Eleitoral de Simões multa candidato Magno Dantas e aliados em mais R$ 100 mil
- Política Debate Presidencial entre Kamala Harris e Donald Trump; por Henry Michel Anglade
- Geral Mulher atingida por avião do médico Jacinto Lay recebe alta da UTI do HUT
- Política Homem preso com R$ 1,5 milhão no Teresina Shopping afirma ser corretor de veículos, diz PF
- Política Polícia Federal vai pedir prisão de candidato a vereador de Teresina Allan Rodrigues