TSE rejeita cassação por suposto disparo de mensagens nas eleições de 2018
Legendas alegaram que houve prática de abuso de poder econômico por supostos disparos ilegais em massa de mensagens no aplicativo WhatsAppPor unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou improcedente duas ações para cassar a chapa vencedora das eleições de 2018, formada pelo presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente, Hamilton Mourão.

O tribunal julgou ações de investigação eleitoral protocoladas pela Coligação Brasil Soberano (PDT/Avante), que também disputou o pleito.
As legendas alegaram que houve prática de abuso de poder econômico por supostos disparos ilegais em massa de mensagens no aplicativo WhatsApp. Pela lei, somente a propaganda paga pode ser feita nas redes sociais. Para justificar a ação, os partidos apresentaram cópia de uma matéria jornalística para embasar a acusação.
Ao julgar o caso, os ministros seguiram voto proferido pelo relator, Luis Felipe Salomão. Segundo o ministro, a coligação não apresentou provas das acusações.
“A inicial veio instruída somente com essa notícia jornalística e, no curso da demanda, a autora não apresentou provas dos supostos fatos e aquelas provas que queria produzir eram impertinentes, inadequadas ou ilegais para comprovar o fato apontado na inicial”, afirmou.
O entendimento foi acompanhado pelos ministros Mauro Campbell, Tarcísio Vieira, Sérgio Banhos, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
Defesa
Durante o julgamento, a advogada Karina Kufa, representante do presidente, disse que não foram apresentadas provas para embasar a acusação. Segundo a advogada, em outro processo que correu na Justiça, ficou concluído que a matéria jornalística citada não se sustentava.
“Temos uma situação preocupante, sem qualquer embasamento jurídico, sem qualquer prova ou indício de prova e um lapso temporal acima do que é razoável para o julgamento dessa ação”, argumentou.
A advogada Karina Fidelix, represente de Mourão, afirmou que as acusações são genéticas e sem respaldo probatório.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça OAB Piauí representará criminalmente policial ameaçou advogado em Pedro II
-
Saúde Governo do Piauí registra 857 novos casos e 16 novas mortes pela COVID-19
-
Educação Prefeitura de Teresina quer construir 40 novas creches até o ano de 2024
-
Economia Auxílio emergencial deve voltar em março, com parcelas de R$ 250, afirma Bolsonaro
-
Saúde Primeiro caso de COVID-19 no Brasil completa um ano neste mês de fevereiro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Homem é linchado por populares após cometer assassinato, em bar na Vila Costa Rica, em Teresina (PI)
-
Segurança Pública Câmeras de segurança registram assalto no centro de Teresina (PI), próximo à Central de Flagrantes
-
Segurança Pública Homem é acusado de assassinar ex-companheira na manhã de hoje (19/02), em Uruçuí (PI)
-
Política PEC Emergencial que deve ser votada na terça-feira (2/3), congela e pode reduzir salários do funcionalismo