TSE aprova a primeira federação partidária, formada por PT, PCdoB e PV
As federações são uma novidade na forma de organização dos partidos e foram criadas com a reforma eleitoral aprovada no ano passado pelo CongressoNessa terça-feira (24/05), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reconheceu a primeira federação partidária do País. Os ministros chancelaram a aglutinação do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido Verde (PV) na chamada "Federação Brasil da Esperança".

As federações são uma novidade na forma de organização dos partidos e foram criadas com a reforma eleitoral aprovada no ano passado pelo Congresso. A principal inovação é a exigência de uma atuação conjunta das legendas em torno de um programa comum, como se fossem uma só sigla, por no mínimo quatro anos.
O ministro Sérgio Banhos, relator do pedido, disse que os partidos apresentaram "todos os documentos" exigidos, incluindo o estatuto que vai guiar a escolha dos futuros candidatos.
A única ressalva do tribunal é que a convenção conjunta da federação não precisa, obrigatoriamente, homologar a decisão da comissão executiva nacional sobre a formação das chapas. A presidente da 'Federação Brasil da Esperança' será a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), que dirige o Partido dos Trabalhadores desde 2017.
Os ministros Carlos Horbach e Mauro Campbell Marques disseram que o momento é "histórico" para a Justiça Eleitoral e abre espaço para outras federações que já pediram o registro ao TSE ou estão em fase de negociação.
Próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Alexandre de Moraes defendeu que as federações partidárias são um "instrumento importante" para, em um futuro próximo, reduzir o número de partidos em operação no País.
"As federações podem servir como um noivado para um casamento futuro", afirmou. "Não é possível que o nosso sistema político-eleitoral permaneça com esse número excessivo de partidos políticos", acrescentou ao defender que a profusão de siglas atrapalha a "governabilidade institucional".
Os ministros Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves e Edson Fachin, presidente do TSE, também votaram para conceder o registro.
Fonte: Estadão Conteúdo
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Policiais Penais apreendem garrafa de coca-cola com compartimento secreto em Cuiabá conte celulares; veja o vídeo
-
Saúde Como leite materno evolui e desafia criação de 'fórmula' perfeita
-
Política Comissão do Senado aprova isenção de ganhos com aluguéis do IRPF
-
Saúde Remédio para ressaca acaba logo após início das vendas no Reino Unido
-
Geral 5G chega ao Brasil nesta quarta-feira (06/07); veja celulares compatíveis
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Empresário e esposa são baleados na zona norte de Teresina (PI)
-
Segurança Pública Governadora Regina Sousa autoriza nomeação de todos os policiais que concluíram Curso de Formação Inicial no Piauí
-
Geral Aceita um café?; por Flávio de Ostanila
-
Geral Piauiense Bob Guerreiro viaja para Fortaleza e realiza sonho de conhecer Tirulipa
-
Geral Mulher é encontrada morta com sinais de estrangulamento no Sul do Piauí