Trump assina decreto que autoriza pena de morte em Washington

Medida soma esforços a presença de agentes federais nas ruas e amplia poder da Casa Branca sobre a capital federal.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nessa quinta-feira (25) um decreto permitindo que a pena de morte seja aplicada em determinados processos em Washington, DC.

Foto: ReproduçãoPresidente dos EUA, Donald Trump
Presidente dos EUA, Donald Trump

A medida amplia ainda mais os esforços do republicano para exercer poder sobre a capital do país, cujos moradores são em grande parte democratas.

Trump declarou estado de emergência, enviou centenas de tropas da Guarda Nacional e agentes federais para a capital do país para ajudar a polícia local a lidar com o que ele disse ser um nível inaceitável de crimes violentos nas ruas.

Autoridades municipais rejeitaram a alegação de que os crimes violentos são generalizados, apontando para estatísticas federais e municipais que mostram que eles diminuíram significativamente desde o pico em 2023.

A procuradora-geral Pam Bondi acrescentou que o Departamento de Justiça buscará a pena de morte em todo o país.

Washington é um enclave federal único, estabelecido na Constituição dos EUA e sob a jurisdição do Congresso, não pertencendo a nenhum estado.

Em 1973, o Congresso aprovou a Lei de Autonomia do Distrito de Columbia, permitindo que os moradores elegessem um prefeito e membros do conselho.

Washington proibiu a pena de morte para crimes locais, mas ela continua sendo permitida para certos crimes pela lei federal.

O Ministério Público dos EUA em Washington processa crimes locais e federais na capital dos EUA, e o governo Trump recentemente incentivou os promotores a apresentar acusações federais contra os presos como parte de sua repressão ao crime em Washington.

Fonte: JTNEWS com informações do CNN Brasil

Comentários