Tribunal Superior Eleitoral se prepara para mudanças na composição com a saída de Alexandre de Moraes
André Mendonça, que ingressou como ministro substituto em abril de 2022, ocupará a vaga deixada por Alexandre de Moraes, passando assim para a composição titular do TSE.No próximo dia 3 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passará por importantes mudanças em sua composição, conforme determina a praxe. Com o término do segundo biênio do atual presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, o magistrado deixará de integrar a Justiça Eleitoral, abrindo espaço para o ministro substituto mais antigo, André Mendonça, assumir a posição titular na Corte.

André Mendonça, que ingressou como ministro substituto em abril de 2022, ocupará a vaga deixada por Alexandre de Moraes, passando assim para a composição titular do TSE, onde terá um novo mandato de quatro anos.

Além da mudança na composição, a saída de Alexandre de Moraes também implicará na posse da ministra Cármen Lúcia na presidência do tribunal. A eleição simbólica realizada nessa terça-feira (7) escolheu Cármen Lúcia para o posto. Seguindo a tradição, assume a presidência do TSE o magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) com mandato há mais tempo na Corte Eleitoral.

Caberá a Cármen Lúcia comandar a eleição municipal de 2024, assumindo um papel fundamental no processo democrático do país.
O TSE é composto por sete ministros efetivos e sete substitutos, seguindo uma proporção específica: três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados.

Atualmente, a composição do TSE conta com ministros de renome como Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Raul Araújo, Isabel Gallotti, André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques. Enquanto isso, os ministros substitutos incluem nomes como André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Antonio Carlos Ferreira, Ricardo Villas Bôas Cueva, Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo.
Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Fundação Quixote é condenada a devolver R$ 132 mil por irregularidades em contrato de patrocínio com a Secepi
-
Geral Corpo de homem é encontrado boiando às margens do Rio Parnaíba em Teresina
-
Geral Licitação de R$ 7,2 milhões para reforma da Vila Olímpica de Parnaíba (PI) é adiada
-
Segurança Pública Quem é Buzeira, influencer com 15 milhões de seguidores preso pela PF
-
Política TCE abre investigação sobre 210 novos cargos na Educação de Regeneração (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política TCE-PI aplica multa e emite alertas à Prefeitura de Aroazes por irregularidades na gestão patrimonial
-
Segurança Pública Soldado da PM morre após ser baleado durante perseguição em José de Freitas