Tribunal Regional do Trabalho inaugurou seu 'Centro de Memória' nesta quarta-feira (9) em Teresina

Segundo a coordenadora Justina Gonçalves, a criação do Centro de Memória, Vivências e Cultura era uma ideia muito antiga e que só foi possível devido os esforços da presidente do TRT 22, Liana Chaib

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (9/11) na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 22ª Região em Teresina, a inauguração  do Centro de Memória, Vivências e Cultura (CMEVIC). A criação do centro tem como principal objetivo fortalecer a história das pessoas que ajudaram a construir a Justiça do Trabalho no Piauí, em especial o próprio Tribunal ora referenciado.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSInauguração do Centro de memória, vivência e cultura
Inauguração do Centro de Memória, Vivência e Cultura do TRT

A cerimônia sob a presidência da desembargadora Liana Chaib, contou com as presenças da servidora e coordenadora do Espaço ora inaugurado, Justina Gonçalves, dos desembargadores Wellington Jim, Francisco Meton Marques, do Diretor-geral do Tribunal Regional, Álvaro Celso Bonfim Resende, de convidados, dentre estes, o Editor do JTNEWS e diretor da ACADEPEN/PI (Academia de Polícia Penal do Piauí), entre outras personalidades.  

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSTRT do Piauí
TRT do Piauí

Justina Gonçalves contou que se sente realizada com a criação do Centro e que para o Tribunal é uma grande conquista; assim manifestou-se a coordenadora: "Para o Tribunal é uma realização mais que perfeita. É um espaço onde  a instituição vai contruir e manter a sua memória viva, consolidar-se como institução perante a sociedade piauiense".

Para o JTNEWS, esse foi um dos acontecimentos socioculturais mais importantes deste final de ano em Teresina, considerando que  a preservação da 'memória' é algo fundamental na humanidade e deve ser cuidadosamente preservada, pois, sem memória não há sequer história.

Uma comunidade que não respeita a memória de seus antepassados,  é como desconsiderar a sua própria existência e por conseguinte, é não ter compromisso com o seu presente, e, sobretudo com o seu futuro.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsJustina Gonçalves, Wellington Jim Boavista e Desembargadora Liana Chaib
Justina Gonçalves discursa na inauguração do CMEVIC ao lado de Wellington Jim Boavista e a presidente Liana Chaib

Segundo a coordenadora Justina Gonçalves, a criação do Centro era uma ideia muito antiga e que só foi possível devido a administração da presidente Liana Chaib. "Nós já tínhamos tentado várias vezes, sempre tinha um empecilho, tinha uma dificuldade, algo que impedia. Então, quando começou a administração da desembargadora Liana Chaib, ela disse: 'nós vamos fazer o memorial', para mim eu já vi o memorial feito, concretizado. Me senti felicíssima e realizada", declarou a coordenadora.

A desembargadora Liana, destacou que para ela, a criação desse espaço é algo maravilhoso e que se sente muito feliz com a conquista. "Para nós a inauguração desse Centro de memória é algo muito regozijante e muito honroso para nós, porque é como se a gente tivesse aqui fazendo história de 28 anos atrás, registrando tudo isso no dia de hoje. É como se o passado e o presente se encontrasse", pontuou a desembargadora visivelmente emocionada.

Segundo Liana a parte do processo, em suas palavras, mais doloroso, foi o momento de resgatar todas as memórias e garimpar a documentação e então, a partir disso colocar tudo em seu devido lugar. "Nós temos agora um espaço  pronto, onde as próximas memórias virão para cá", concluiu.

O Centro ficará aberto ao público, e o desejo da desembargadora é que as próximas gestões cuidem para que a prefeitura possa incluir o memorial na parte turística cultural do município.

O diretor-geral do TRT, Álvaro Celso Bonfim Resende, falou da impotância de ter um espaço como este e convidou a todos para visitar e conhecer a história do Tribual Regonal do Piauí.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsDiretor-geral do TRT, Álvaro Celso Bonfim Resende
Diretor-geral do TRT, Álvaro Celso Bonfim Resende participou diretamente para a realização dessa conquista

"É um resgate histórico. Aqui está a história de todo o Tribunal, desde quando foi instalado, e mostra as pessoas que fizeram esse órgão de Justiça, desde os primeiros magistrados, juízes e também seus servidores. A memória não pode faltar, e essa história fica para a sociedade, um projeto bacana que o Tribunal entrega pra sociedade do Piauí. A gente convida a comunidade para visitar.  Aqui está aberto para que a sociedade venha conhecer a história desta Corte do Trabalho", finalizou Álvaro Resende.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCentro de Memória, Vivências e cultura
Na ocasião a galeria dos presidentes também foi entregue como parte do acervo do Centro de Memória

O desembargador Meton Marques, conta emocionado sobre a enorme satisfação de fazer parte da construção do Tribunal ao longo desses 28 anos. "Pra mim é uma grata satisfação, pois vejo acontecer um projeto que continua em andamento. Quando eu cheguei no Piauí nada disso existia, eu trouxe esse projeto no bolso e a pedido da sociedade local, trabalhei e tive todo o apoio de todos os partidos e todos os seguimentos sociais", contou Meton Marques.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSInauguração do Centro de memória, vivência e cultura
Meton Filho identifica em instrumento de videomemória contribuição histórica sua na fundação do TRT - Piauí

Sobre o mais novo Centro de Memória, o desembargador afirma que as novas gerações precisam conhecer a história do Tribunal Regional. "Aqui se faz o centro da memória, não de cada um, mas de todos. Porque quem não tem história, não tem futuro. O futuro é sempre uma representação do passado. A geração nova precisa saber," concluiu.

Confira o objetivo do Centro de Memória, Vivências e Cultura:

Segundo divulgação  do TRT 22, o espaço vai ser utilizado também para a divulgação de artistas locais, lançamento de livros e exposições do calendário permanente do TRT 22, como: Dia do Trabalho, Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, Dia da Mulher e outras. “Esta é uma das realizações que deixo enquanto Presidente do TRT 22. Estou feliz e agradecida por inaugurar este espaço que conta a história da Justiça do Trabalho piauiense.

Afinal, quem não lembra do seu passado, dificilmente saberá planejar seu futuro”, pontuou a Desembargadora Liana Chaib, Presidente do TRT 22.  

Fonte: JTNEWS

Comentários