Tribunal mantém condenação do ex-tenente do Exército a 37 anos de cadeia por matar Iarla Lima
O recurso foi julgado pela 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) julgou, os embargos de declaração interpostos pela defesa do ex-tenente do exército brasileiro, José Ricardo da Silva Neto, com o objetivo de corrigir omissões e erros no acórdão que manteve a condenação de 37 anos e 4 meses de cadeia pelo feminicídio praticado contra a namorada, a estudante Iarla Lima Barbosa e duas tentativas de homicídio, contra a irmã da vítima, Ilana Lima Barbosa, e uma amiga, Josiane Mesquita da Silva.
Os embargos de declaração, são destinados a esclarecer omissões, contradições ou obscuridades em decisões judiciais. Neste caso, a defesa apontou quatro principais questões: alegada omissão em relação ao pedido de nulidade processual, erros na dosimetria da pena, não reconhecimento da atenuante de confissão espontânea e a aplicação do concurso formal em vez do concurso material.
O relator do caso, desembargador José Vidal de Freitas Filho, analisou cada ponto levantado pela defesa com atenção. Sobre a nulidade processual, o magistrado indicou que não houve prejuízo ao réu. No que diz respeito à atenuante de confissão, o pedido foi indeferido, uma vez que, nos crimes julgados pelo Tribunal do Júri, a confissão deve ser debatida em plenário para ser considerada, o que não ocorreu.
A defesa também argumentou pela compensação entre a agravante de feminicídio e a atenuante de confissão, proposta que foi rejeitada devido à não aceitação da atenuante. Além disso, o pedido para aplicação do concurso formal foi negado, pois o Tribunal do Júri reconheceu que o ex-tenente agiu com desígnios autônomos ao cometer homicídio consumado e tentativas de homicídio.
Após uma análise minuciosa, a 2ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí decidiu, entre os dias 31 de janeiro a 7 de fevereiro de 2025, por unanimidade, acolher parcialmente os embargos de declaração. O acolhimento parcial visou sanar omissões e prequestionar a matéria, mas não alterou o resultado final do julgamento anterior, mantendo o acórdão embargado em todos os seus termos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
- 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Idoso de 64 anos morre após ser atropelado por ônibus escolar na zona leste de Teresina
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Segurança Pública
                    Sob facções e operações, população de favelas vive traumas e adoece
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Esportes
                    Horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1 2025
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Prefeitura de José de Freitas firma contrato de R$ 1,1 milhão para compra de materiais de expediente
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Política
                    Lula assina Projeto de lei Antifacção e envia ao Congresso
                
             
Blogs e Colunas
Mais Lidas
- 
                
                    
                        
                    
                    Justiça
                    Justiça pronuncia réu Bruno Arcanjo por homicídio qualificado contra o policial Marcelo Soares Costa
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Saúde
                    Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Ex-prefeito de São João do Piauí, José Paulo de Sousa morre aos 79 anos
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Segurança Pública
                    Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
                
             - 
                
                    
                        
                    
                    Geral
                    Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI