Tribunais de Justiça relembram os caminhos para consolidação do Judiciário Brasileiro, em evento

O evento acontecerá a partir das 15:00 h desta segunda-feira (10/5) por meio de live com transmissão pelo Youtube

O Núcleo de Memória do Tribunal de Justiça do Piauí, apresenta nesta segunda-feira (10/5), às 15 horas, uma live especial sobre o Dia da Memória do Judiciário Nacional. O evento tem objetivo de preservar a memória e as narrativas do poder judiciário brasileiro e relembra os caminhos para a consolidação da justiça. A solenidade conta com a participação dos representantes dos diversos tribunais sediados no Piauí.

Foto: DivulgaçãoDesembargador do tribunal de justiça do Piauí, Brandão de Carvalho
Desembargador Brandão de Carvalho, Presidente do Núcleo Memória e História do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

A data institucionada pelo Conselho Nacional de Justiça para celebrar o Patrimônio Cultural construído pelo Poder Judiciário desde o Brasil Colônia para as gerações presentes e futuras, não por coincidência, o dia 10 de maio também é comemorado a criação da Casa de Suplicação do Brasil pelo Alvará Régio, em 1808, grande marco para a história do Poder Judiciário nacional.

O encontro acontecerá pelo canal da Escola Judiciária do Piauí, Ejud-PI no Youtube, com o propósito de resgatar os vários acontecimentos do poder judiciário como explica Desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho:

“É um resgaste da nossa história que se desenrola através dos tempos, não dos tempos modernos, mas dos tempos coloniais até a nossa época, nós, há muitos anos já tínhamos os nossos museus as nossas tradições em vários tribunais brasileiros concretizando, planejando e defendendo nossa memória. Esse regaste, deve partir não só das capitais, mas também do interior, onde existe objetos e histórias do nosso judiciário, da nossa gente”, enfatiza o Presidente do Núcleo Memória e História do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, Brandão de Carvalho.

Foto: Thiago AmaralNovo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Desembargador Ribamar Oliveira
Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Ribamar Oliveira

Na ocasião, os presidentes dos tribunais receberão uma medalha de honra pelos serviços prestados ao poder judiciário, e o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho receberá a comenda pelos serviços na conservação da memória do judiciário piauiense.

O evento já tem a presença confirmada do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira , do juiz federal e Diretor do Fórum da Justiça Federal da1ª Região-Piauí, dr. Nazareno César Moreira Reis; do Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, desembargador José James Gomes Pereira; Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Piauí, desembargadora Liana Ferraz de Carvalho.

Fonte: JTNEWS com informações do TJPI

Comentários