Três trabalhadores morrem em acidente durante testes em barragem no Ceará

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, as vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório

Três trabalhadores que atuavam em testes nas obras do eixo norte da transposição do rio São Francisco morreram nessa segunda-feira (8/02) em um acidente ocorrido na barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, sertão do Ceará. No momento do acidente 20 trabalhadores estavam no local, mas não houve mais feridos.

Foto: Divulgação/Governo do CearáBarragem de Atalho, no município de Brejo Santo, sertão do Ceará
Barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, sertão do Ceará

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, as vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório. As causas do acidente, diz a pasta, ainda estão sendo apuradas.

O ministério alega que o rompimento da tubulação ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, por volta das 16h30.

Em nota, a pasta alegou que as informações preliminares indicam que a estrutura da barragem não foi afetada e que não há vazamentos. "A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos", informou.

O secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, informou que irá até o local na manhã desta terça-feira para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e "tomar as medidas necessárias".

O ministério garantiu que todo o apoio está sendo dado às famílias das vítimas. Uma perícia será feita para investigar as causas e as responsabilidades pelo acidente.

Em publicação nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lamentou as mortes e informou que o governo do Estado disponibilizou helicóptero da polícia e equipes dos Bombeiros e Defesa Civil para o socorro e que vai apoiar o governo federal nas ações no local.

O reservatório onde houve o acidente tem capacidade de 100 milhões de m³, mas o volume atual é de 90 milhões de m³. As obras do eixo norte, que vai de Pernambuco ao Ceará, estão em fase final de execução.

Fonte: JTNEWS com informações do UOL Notícias

Comentários