Trabalhadores receberão 'abono salarial' em conta poupança social digital a partir desta terça-feira

A medida vale para quem não possui nenhum tipo de conta na Caixa Econômica Federal. Confira o Calendário do Abono Salarial 2020/2021

A Caixa Econômica Federal (CEF) inicia na próxima terça-feira (08/12), o pagamento do Abono Salarial 2020/2021 pela Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores que não possuem nenhum outro tipo de conta corrente ou poupança na Caixa.

Foto: Marcelo CamargoSegundo a Caixa, quem não sacar o auxílio nesse período continua com o crédito disponível nas contas indicadas
Nos casos de o beneficiário não poder sacar em conta existente, a CAIXA orienta que deve ser feito pelo Cartão do Cidadão

As contas digitais serão abertas de forma gratuita pela CEF para o recebimento do benefício, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência, permitindo o movimento por meio do aplicativo CAIXA Tem.

Para quem já tem conta na CEF, nada muda. Os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores associados ao movimento com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking Caixa e pelo seu aplicativo (APP).

Nos casos em que o valor do Abono Salarial não poder ser creditado em conta existente ou em Conta Poupança Social Digital, o trabalhador pode realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes CEF, bem como nas agências da instituição.

Como movimentar a Poupança Social Digital

A Conta Poupança Social Digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R $ 5 mil. A movimentação do valor pode ser realizada pelo APP CAIXA Tem, sem custos, evitando o deslocamento das pessoas até as agências. Intuitivo e de fácil utilização, o aplicativo é um dos menores do mercado (5MB), além de ser compatível com mais de 11 mil dispositivos eletrônicos.

Com a utilização do aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros equipamentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil. 

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas por meio da opção “Pagar na Lotérica” do CAIXA Tem.

Os saques podem ser realizados nos terminais de autoatendimento, lotéricas e Correspondentes da CEF a partir da geração de token diretamente no app CAIXA Tem. O token também pode ser gerado nas agências, com a apresentação de documento de identificação com foto.

Ampliação do uso da conta

Desde 22 de outubro, com a sanção da Lei nº 14.075 / 2020, União, estados e municípios podem realizar pagamentos de diversos benefícios sociais, como o Abono Salarial, Seguro Desemprego e o Bolsa Família por meio da Conta Poupança Social Digital, disponível no aplicativo CAIXA Tem.

Calendário 

Começam a receber o Abono Salarial pela Conta Poupança Social Digital em 08 de dezembro/2020 os trabalhadores nascidos entre julho e novembro que têm direito ao benefício mas ainda não sacaram e os trabalhadores que tiveram as declarações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial) ano-base 2019 entregues fora do prazo ou retificadas pelos empregadores, conforme calendário de pagamento.

A partir do dia 15 de dezembro é a vez dos trabalhadores que fazem aniversário em dezembro, seguindo o calendário oficial de pagamentos, baseado no mês de nascimento. 

Confira, a seguir, o cronograma completo:

Foto: CEF/DIVULGAÇÂOCalendário completo do pagamento do benefício social
Calendário completo do pagamento do benefício social

Beneficiários correntistas da CEF nascidos entre julho e dezembro já receberam o benefício por meio de crédito em conta no último dia 30 de junho.

O valor do Abono Salarial varia de R $ 88 a R $ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019. Em todo o calendário, a CAIXA irá disponibilizar R $ 15,8 bilhões para 20,5 milhões de trabalhadores. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021.

Quem recebe

Tem direito ao Abono Salarial 2020/2021 o trabalhador inscrito no PIS há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois preços.

Recebem o benefício na CEF os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm que inscrever-se no PASEP e receber o benefício no Banco do Brasil.

Fonte: JTNEWS com informações da CEF

Comentários