Themístocles Filho discute com deputados sobre retorno das sessões presenciais na ALEPI

Segundo o presidente, enquanto não houver um entendimento sobre esse assunto, com a participação de todos os 30 deputados, as sessões vão continuar sendo realizadas de forma virtual

O retorno das sessões presenciais na Assembleia Legislativa será decidido em uma reunião virtual com os 30 deputados estaduais, o que deve acontecer até o começo da próxima semana. A informação foi repassada pelo próprio presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho (MDB).

Foto: ALEPIThemístocles Sampaio
Themístocles Filho

Segundo o presidente, enquanto não houver um entendimento sobre esse assunto, com a participação de todos os 30 deputados, as sessões vão continuar sendo realizadas de forma virtual, sem nenhum prejuízo aos trabalhos legislativo, inclusive será realizado um estudo para tentar adequar as votações que necessitam de preseça com o voto nominal, como títulos de cidadia.

O modelo a ser copiado será o mesmo adotado pelo Senado, semipresencial. O estudo foi requerido pelo vice-presidente, Júlio Arcoverde (PP).  Themístocles Filho ressalta que todos os projetos de interesse do Piauí continuam sendo propostos, discutidos e votados nas comissões antes de ir a Plenário.

Além da adoção de todos os protocolos sanitários e de saúde para o acesso ao Palácio Petrônio Portela, como a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção, a aferição da temperatura e testagem de servidores em atividade presencial no Legislativo, a realização das reuniões das comissões técnicas e das sessões em ambiente virtual tem como objetivo evitar a contaminação dos parlamentares e dos servidores da Alepi pela COVID-19.

Os servidores que necessitam continuar o trabalho presencialmente são testados toda semana no setor médico da Casa. Os casos de servidores que testam positivo o setor médico faz o acompanhamento com a testagem tmabém dos familiares. 

Desde o início da pandemia, ainda em março, 11 deputados foram infectados pela COVID-19, três só nesta semana. Todos passam bem. 

Fonte: ALEPI

Comentários