Thanandra Sarapatinhas denuncia que carroceiros não estão pensando no bem-estar dos animais

Thanandra voltou a afimar que o auxílio seria apenas para poder dar um dia de folga para os animais, mas os carroceiros parecem não dar a devida importância a esse objetivo

Na última quarta-feira (06/10), a vereadora e protetora de animais, Thanandra Sarapatinhas (Patriota), em entrevista para o JTNEWS falou a respeito do seu Projeto de Lei que visa o bem-estar dos cavalos e burros, com um auxílio de até R$ 300,00 para que carroceiros deixem seus animais descansarem durante o final de semana em Teresina.

Foto: Laís Vitória/JTNEWSVereadora Thanandra Sarapatinhas
Vereadora Thanandra Sarapatinhas: ^rnfase na defesa dos animais

De acordo com a vereadora, os carroceiros poderão se recuperar dos trabalhos realizados durante a semana. Segundo ela, já está sendo feito um levantamento de modelos adotados em outras cidades para que possam ser implantados na capital piauiense; ela destaca que levará ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, ambos projetos.

"Eu irei conversar com o prefeito [Dr. Pessoa] sobre  a questão do valor, quanto que ele está disposto a pagar para adaptar o projeto, mas eu também já estou pesquisando com o meu juridico outras cidades que já acabaram com as carroças, pra saber como eles fizeram, pra implamtar aqui, pra onde que eles levaram os animais, e se teve algum trabalho pra ajudar os carroceiros pais de família ter outro tipo de renda", destacou a parlamentar mucipal.

Apesar dos esforços da vereadora para que os animais tenham o devido descanso, a categoria rejeitou a proposta e pressionou para que fosse retirada de pauta na Câmara Municipal de Teresina.

Foto: DivulgaçãoCâmara Municipal de Teresina
Câmara Municipal de Teresina vivencia um conflito na aplicação de direitos díspares - animais vs. carroceeiros

Eles defendem que um auxílio já está sendo acordado junto ao prefeito, que prevê que o pagamento seja feito semanalmente. Thanandra voltou a afimar que o auxílio seria apenas para poder dar um dia de folga aos animais, mas os carroceiros parecem não dar a devida importância ao real objetivo desse 'benefício'.

"Eu quero levar os dois projetos pra ele [Dr. Pessoa], pra ele escolher se continua, e fica pagando, ou se acaba e ajuda. Por mim acabava. Até então tava tudo certo em ser os R$ 300,00, mas eu acho que eles viram um jeito de ganhar dinheiro fácil e foram com isso de ganhar 300 reais por final de semana e a gente sabe que 1.200 reais que um pai de família não ganha isso, e por causa da folga do animal , um dia e meio no final de semana. O que eu vi é que eles não estão nem ai para os animais, porque uma pessoa que gosta de seu animal vai querer que ele tenha um momento de folga, o dinheiro seria somente para dar a folga, não iria ser o meio de vida deles, porque eles iriam contiuar trabalhando durante a semana, concluiu a vereadora."

Foto: Laís Vitória/JTNEWSPresidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB)
Presidente da CMT, Jeová Alencar (MDB), tenta entendimento com o prefeito Dr. Pessoa visando solucuionar os interesses da vereadora Sarapatinhas [representante dos animais] com os dos carroceiros beneficiários do trabalho dos animais

Indicativo 

Conforme o Indicativo, serão contemplados pelo 'Bolsa Carroceiro', aqueles trabalhadores que comprovarem o descanso aos finais de semana para os animais que são usadas como tração.

Só poderá receber o benefício quem comprovar a condição de hipossuficiente e estiver cadastrado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman).

Foto: Reprodução/Lupa1Vereadora Thanandra Sarapatinhas conversando com alguns doa carroceiros no dia da manifestação
Vereadora Thanandra Sarapatinhas conversando com alguns carroceiros no dia da manifestação

Segundo a vereadora, a proposição também prevê que o Poder Municipal criará um local para o recolhimento dos animais nos dias e horários acordados para assegurar o cumprimento do descanso. As despesas decorrentes da execução da Lei correrão por conta de dotações próprias.

Manifestação

Na manhã do dia 22 de setembro, um grupo de carroceiros realizou um protesto em frente à Câmara Municipal de Teresina contra a apreciação da proposta da vereadora Thanandra Sarapatinhas, que prevê um auxílio mensal para que os trabalhadores tirassem folga no fim de semana, dando descanso aos animais.

Foto: Roberta AlineCarroceiros questionam valor de auxílio proposto na Câmara Municipal
Carroceiros questionam valor de auxílio proposto na Câmara Municipal

O protesto foi encerrado após os carroceiros serem recebidos pelo presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB), que confirmou a retirada do projeto da pauta do dia, e assumiu o compromisso de buscar um diálogo com a Prefeitura de Teresina para tentar agilizar as discussões acerca do tema.

Fonte: JTNEWS

Comentários