Testemunhas revelaram compra de votos em favor da vereadora Tatiana Medeiros, diz promotor
De acordo com o promotor, os depoimentos colhidos têm apresentado elementos para sustentar a acusação.O promotor de Justiça João Batista de Castro Filho afirmou nessa quarta-feira (26) que testemunhas da audiência de instrução e julgamento da vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros, relataram episódios de compra de votos durante as eleições de 2024 em favor da parlamentar. As declarações, segundo o promotor, confirmam um dos principais pontos da denúncia apresentada pelo Ministério Público do Piauí, que acusa a vereadora de ter participado de um esquema voltado à obtenção ilícita de apoio eleitoral.
De acordo com o promotor, os depoimentos colhidos ao longo das audiências têm apresentado elementos considerados suficientes para sustentar a acusação. João Batista Filho destacou que a fase atual do processo permite a atuação da defesa e o confronto das provas, enquanto o Ministério Público pode questionar as testemunhas e esclarecer detalhes sobre os fatos narrados. O membro do MP afirmou ainda que o andamento da audiência tem ocorrido dentro da normalidade esperada e que novas oitivas devem aprofundar os pontos levantados na denúncia.
“O Ministério Público até agora está satisfeito, a prova para acusação, no nosso entendimento, é bastante robusta, suficiente para o êxito da acusação, da ação penal, do que a gente pretende. É a oportunidade que a defesa tem agora de produzir essas provas sobre o contraditório, o Ministério Público tem a oportunidade também de fazer perguntas a essas testemunhas e a gente espera que hoje, mais uma vez, se for tudo com tranquilidade”, declarou o promotor.
O representante do MP explicou que a denúncia está baseada em material reunido desde a investigação pré-processual conduzida pela Polícia Federal, que, segundo ele, já indicava indícios consistentes da prática dos crimes mencionados na ação penal. No primeiro dia de audiência, mais de uma testemunha confirmou o oferecimento, a promessa e o recebimento de vantagem financeira destinada à compra de votos, incluindo pagamentos realizados por transferência bancária.
“A denúncia é fundamentada nesse sentido, de que a prova, desde a fase préprocessual, aquela prova que foi angariada, produzida pela Polícia Federal, ela é bastante robusta nesse sentido, na prática de todos os crimes que estão ali elencados na ação penal. No primeiro dia houve mais de uma testemunha que confirmou [compra de votos] tanto o oferecimento a promessa dessa vantagem como o efetivo recebimento via transferência bancária de valor determinado”, detalhou João Batista de Castro Filho.
3º dia de audiência
A Justiça Eleitoral realiza nesta quarta-feira (26), o terceiro dia da audiência de instrução e julgamento da vereadora de Teresina, Tatiana Medeiros, e de mais oito réus investigados no âmbito da Operação Escudo Eleitoral. A parlamentar chegou ao Fórum Eleitoral de Teresina, sede da 98ª Zona Eleitoral, por volta das 9h. Ela estava acompanhada do seu tio e advogado Francisco Medeiros.
A juíza responsável, Júnia Feitosa, explicou que as oitivas têm ocorrido com média de 25 pessoas por dia e que, nesta fase, estão sendo ouvidas as testemunhas indicadas pela defesa. Segundo a magistrada, o andamento é considerado regular, sem intercorrências, mas ainda haverá uma etapa de diligências caso sejam solicitadas pelas partes.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Saúde
Entenda como vai funcionar a primeira vacina 100% brasileira contra a dengue
-
Esportes
Brasil goleia Itália e está nas quartas da Copa do Mundo de futsal
-
Esportes
F1: McLaren mantém plano e confia em Norris e Piastri após desclassificação
-
Piauí
Prefeito de Santa Luz é multado após “emergência falsa” em contrato de R$ 242 mil, aponta TCE-PI
-
Justiça
Testemunhas revelaram compra de votos em favor da vereadora Tatiana Medeiros, diz promotor
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Delegada é flagrada rasgando cartaz do Sindicato e caso deve chegar ao Ministério Público
-
Cultura
Advogado da União Ricardo Resende, lança obra sobre Justiça em Paul Ricoeur: O sentido ético do ato de julgar
-
Geral
De estagiária a CEO aos 22 anos: jovem lança livro para despertar o potencial de uma nova geração
-
Segurança Pública
Perito da Polícia Civil do Piauí saca arma durante confusão com advogado dentro de delegacia no Maranhão
-
Segurança Pública
Saiba quem são os influencers alvos de operação da Polícia Civil do Piauí por promoverem jogos ilegais