Teresina registra 116 novos casos de COVID-19 nesta segunda-feira (20)

Os dados da FMS apontam para uma queda no número de casos de infecção pelo Novo Coronavírus, após o pico da doença na cidade no mês de junho

Teresina notificou 116 novos casos e cinco mortes por COVID-19 nesta segunda (20). Os dados são do boletim diário lançado pelo Comitê de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que revela ainda que, desde o início da pandemia, a capital registrou 13.684 casos da doença, 613 mortes e 2.886 pessoas recuperadas.

Foto: FGVCasos de Coronavírus
Casos de Coronavírus

Dos cinco óbitos, apenas dois ocorreram na segunda-feira (20), e os demais no fim de semana. Quatro dos pacientes eram homens e uma mulher, com idades entre 61 e 98 anos. Além disso, todos tinham comorbidades, como hipertensão arterial, obesidade e doença renal crônica.

Os dados da FMS apontam para uma queda no número de casos de infecção pelo Novo Coronavírus, após o pico da doença na cidade no mês de junho. Além disso, as medidas restritivas adotadas pela Prefeitura durante este mês têm resultado em um maior isolamento social da população, o que contribui para evitar a disseminação do vírus.

No último fim de semana, Teresina registrou as taxas de isolamento mais altas do país – 49% no sábado e 55,5% no domingo – segundo dados da startup Inloco, que monitora a localização de usuários de smartphones quando eles se conectam à internet.

Além disso, a circulação de pessoas que utilizam o aplicativo Colab na cidade e apresentam sintomas da COVID-19 caiu de 26% para 17% nas últimas semanas.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, apesar da redução, a população deve ficar atenta para evitar deslocamentos desnecessários devido ao risco de transmissão do vírus.

“As pessoas sintomáticas devem ficar em casa e não fazer grandes deslocamentos pela cidade. Como pessoas com sintomas leves e mesmo assintomáticos podem transmitir o novo coronavírus, é essencial continuar a enfatizar a importância do isolamento social. É importante intensificar as medidas individuais de prevenção e controle da transmissão até que seja feito o controle da epidemia”, explica.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários