Teresina recebe encontro para construção do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
No mesmo evento será realizada a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da DeficiênciaO Piauí recebe, nesta quinta-feira (27/7), o diálogo transversal sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2” e a oficina participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. O evento será realizado em dois momentos, no Salão Ypê do Hotel Blue Tree Towers, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com debates para construção coletiva e participativa da população para a elaboração do plano.

O Viver sem Limite 2 é coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e no Piauí conta com a parceria da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid). O objetivo é promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por meio do enfrentamento ao capacitismo e às barreiras que impedem o exercício da cidadania por pessoas com deficiência.
De acordo com o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o Estado irá contribuir com o Viver sem Limite 2. “Esse plano visa a garantir as políticas públicas para pessoas com deficiência nas áreas da saúde, educação, assistência social, acessibilidade, entre outras. Então, agora esse é o momento de ouvir a população para juntos construirmos esse instrumento que será um divisor de águas, proporcionando uma melhoria na vida dessas pessoas”, declara o gestor.
O diálogo transversal ocorrerá no turno da manhã, das 9h às 12h, e será dividido em quatro eixos: Gestão inclusiva e participativa; enfrentamento à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
No turno da tarde, das 14h às 17h, terá a Oficina Participativa do Sistema Nacional de Avaliação da Deficiência. O evento tem como objetivo disseminar informações, com intuito de traduzir e construir conhecimentos de forma interativa de pessoas com deficiência, suas representações, gestores e sociedade civil, sobre o processo de regulamentação e proposta de implementação do sistema. Os tópicos que nortearão a oficina são: Instrumento de avaliação; sistemas de avaliação: equipes e órgãos avaliadores e alterações legais.
Data e horário
Data: 27 de julho de 2023 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 17h
Local: Hotel Blue Tree Towers Rio Poty (Avenida Marechal Castelo Branco, nº 555, bairro Ilhotas, Teresina-PI)
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Denúncia no TCE expõe supostas irregularidades milionárias na Secretaria de Saúde do Piauí
-
Justiça 8ª Vara Cível de Teresina anula contrato de cartão consignado e condena banco devolver valores descontados indevidamente
-
Geral Abastecimento de água é suspenso em bairros da zona sudeste de Teresina
-
Política Fábio Novo é eleito presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí
-
Segurança Pública Homem é preso com 70 kg de cocaína após acidente em Juazeiro do Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Segurança Pública Coronel da PM/PI denunciado por estupro de vulnerável pelo MPPI continua em liberdade e nas funções militares
-
Segurança Pública Mentor de sequestro em Monsenhor Gil tentou extorquir empresário para pagar traficantes
-
Segurança Pública Funcionário público e contador são presos, acusados de sequestrar e torturar mulher em Teresina
-
Esportes Hércules, de Jaicós - PI, brilha e garante classificação do Fluminense às quartas da Copa do Mundo de Clubes