Teresina (PI) receberá pacientes de Manaus (AM) ainda na manhã desta sexta-feira (15/01)

O voo deveria ter chegado ontem às 14 horas mas foi adiado pois faltava oxigênio para fazer o transporte dessas pessoas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina (PI), informou que a aeronave que transporta os pacientes de Manaus (AM), partiu por volta das 10h da manhã desta sexta-feira (15/01) e deve chegar ao meio-dia na capital do Piauí.

Foto: Divulgação/UFPIHospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)
Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) onde os pacientes serão tratados

Nessa quinta-feira (14/01), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, contatou o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informando que enviaria 30 pacientes com COVID-19 de Manaus para serem internados em Teresina. O voo deveria ter chegado ontem às 14 horas mas foi adiado pois faltava oxigênio para fazer o transporte dessas pessoas.

O número de pacientes diminuiu de 30 para nove após outras cidades mais próximas se oferecerem para abrigá-los, visto que o deslocamento até Teresina exigiria uma maior quantidade de oxigênio, que já está em falta no Amazonas.

Os hospitais de Manaus enfrentam diversos problemas pelo aumento descontrolado no número de infectados pela doença e na falta de insumos para receber esses pacientes.

Em nota, a FMS informou que equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias - duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico - para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os pacientes serão internados.

Além disso, a Fundação garantiu que esses leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.

Confira a nota na íntegra:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que a aeronave com nove pacientes acabou de partir de Manaus (AM) em direção a Teresina. A previsão de chegada é para o meio dia. A FMS informa ainda que as equipes estão a postos com uma van e 11 ambulâncias - duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e três de suporte básico - para realizar o transporte até o Hospital Universitário (HU), onde serão internados. A FMS ressalta que os leitos que serão ocupados foram criados especialmente para receber estes pacientes, não acarretando em prejuízo para a população de Teresina.

Fonte: JTNEWS

Comentários