Teresina inicia implantação de leitos psiquiátricos para pessoas em risco de suicídio

A ação fará de Teresina a capital pioneira no Brasil a implantar leitos específicos para esse cuidado.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, que pode ocorrer por vários fatores. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos estão atrelados a transtornos mentais.

Pensando nisso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a implantação de oito novos leitos psiquiátricos no Hospital da Primavera, zona norte de Teresina, destinados à internação de pessoas com alto risco de suicídio.

Foto: Lucas Dias/GP1FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou a implantação de oito novos leitos psiquiátricos no Hospital da Primavera.

A adequação do espaço, prevista para ser concluída em 70 dias, fará de Teresina a capital pioneira no Brasil a implantar leitos específicos para esse cuidado. O dado foi divulgado pela Gerência de Saúde Mental, após pesquisa junto às outras capitais brasileiras.

O presidente da FMS, Charles Silveira, afirma que a ação vai beneficiar a população que está em sofrimento mental. “Nesse momento, estamos fortalecendo essa rede de assistência. Nos próximos dias iremos expandir o PROVIDA, ambulatório que atende quem tentou suicídio, e inaugurar o novo CAPS da zona Sudeste. Ainda queremos conscientizar a população de que todos, com conhecimento e atitude acolhedora, podem contribuir com a prevenção do suicídio”, afirmou o gestor.

Para ter acesso aos leitos psiquiátricos do Hospital da Primavera, a pessoa deverá estar em situação de urgência psiquiátrica, como tentativa de suicídio, e ser atendida em hospitais públicos de Teresina.

Fonte: com informações da Prefeitura de Teresina

Comentários