Teresina foi a única capital que não piorou o ar com queimadas, diz pesquisa
A informação foi divulgada pelo site UOL na quinta-feira (19), com base em uma análise realizada pela DW.Teresina se destacou nessa sexta-feira (19) como a única capital que não piorou a qualidade do ar durante o período das queimadas. A informação foi divulgada pelo site UOL na quinta-feira (19), com base em uma análise realizada pela DW, utilizando dados do programa Copernicus da União Europeia.

A análise, que abrangeu o período de 11 a 18 de setembro, revelou que enquanto outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, registraram picos de poluição com aumentos de até 400%, Teresina manteve seus níveis de qualidade do ar estáveis. O estudo monitorou a concentração de material particulado fino do tipo PM 2,5, poluentes com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros, entre outros indicadores.
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), os resultados positivos em Teresina são fruto de um trabalho de monitoramento e prevenção. A secretaria destacou que o monitoramento constante do solo piauiense tem sido crucial para evitar que pequenos focos de fogo se transformem em grandes incêndios, enfatizando a importância da prevenção.
Além disso, a Semarh mencionou que a recente portaria que proíbe a queima de vegetação até 17 de novembro e revoga todas as autorizações de queima controlada emitidas anteriormente tem sido fundamental para manter as queimadas sob controle. A medida visa proteger o ecossistema, a fauna, a flora e a saúde humana, prevenindo danos ambientais significativos.
Fonte: JTNEWS com informações do GP1
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Geral Balanço
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada