Teich pede demissão após menos de 1 mês no governo Bolsonaro

Nelson Teich é o segundo ministro da Saúde que deixa o cargo em plena pandemia do Novo Coronavírus

No início da tarde desta sexta-feira (15) o ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão do cargo. Teich é o segundo ministro do governo Bolsonaro a assumir o cargo. 

Foto: Marcello Casal JrNelson Teich
Nelson Teich

Uma coletiva de imprensa está marcada para esta tarde para esclarecer a exoneração. A saída do ministro acontece menos de um mês após ele substituir Luiz Henrique Mandetta na pasta, e sua saída já vinha sendo cogitada havia alguns dias.

No momento em que a demissão de Teich foi anunciada, Bolsonaro estava participando do lançamento de uma campanha de conscientização contra a violência doméstica feita pelo Ministério da Mulher e da Família.

Ao deixar o Palácio da Alvorada pela manhã, Bolsonaro afirmou que, ainda hoje, o Ministério da Saúde mudaria o protocolo de uso da cloroquina no sistema de saúde. Mesmo com eficácia não comprovada, o presidente defende a prescrição ampla da medicação. 

Nos últimos dias, Teich apresentou algumas discordâncias com o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas de combate ao Novo Coronavírus. Ele foi chamado para um reunião no Palácio do Planalto na manhã de hoje e, ao voltar para o prédio do Ministério da Saúde, anunciou sua demissão. 

Foto: Adriano MachadoPresidente Jair Bolsonaro acompanhado do agora ex-ministro da saúde Nelson Teich
Presidente Jair Bolsonaro acompanhado do agora ex-ministro da saúde Nelson Teich

Nelson Teich já é o segundo ministro da Saúde que cai em plena pandemia do Novo Coronavírus. Luiz Henrique Mandetta, que estava no cargo desde o início do governo Bolsonaro, deixou o ministério da Saúde no dia 16 de abril, colocando fim a uma gestão marcada pelo embate com o presidente sobre o combate COVID-19.

Fonte: JTNEWS com informações do Jornal de Brasília

Comentários