TCE suspende seletivo em Pau D’Arco do Piauí após denúncia de irregularidades, mas revoga decisão
Após nova análise da Divisão Técnica do TCE-PI, constatou-se que a maior parte das falhas havia sido corrigida, restando apenas a ausência do ato de designação da banca examinadora.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) analisou uma denúncia contra o processo seletivo da Prefeitura Municipal de Pau D’Arco do Piauí. A denúncia apontava diversas irregularidades na condução do certame, o que levou à concessão de medida cautelar suspendendo sua continuidade.

Entre as falhas indicadas na denúncia estavam a ausência de informações no sistema RHWeb, a falta de nomeação da banca examinadora, a não comprovação de recursos orçamentários e o exíguo prazo de apenas um dia para interposição de recursos. Além disso, não havia uma relação clara dos servidores efetivos afastados que justificasse a necessidade de contratações temporárias.
A relatora do caso, conselheira Waltânia Maria Nogueira de Sousa Leal Alvarenga, determinou a suspensão imediata do certame por entender que os requisitos de fumus boni juris e periculum in mora estavam presentes, comprometendo a legalidade e a isonomia do processo. A decisão foi contestada pelo prefeito Antônio Milton de Abreu Passos (PT) e pela secretária de Educação, Wilra Milena de Oliveira Alves, que alegaram ter sanado as irregularidades.
Após nova análise da Divisão Técnica do TCE-PI, constatou-se que a maior parte das falhas havia sido corrigida, restando apenas a ausência do ato de designação da banca examinadora, posteriormente regularizado. Com isso, a relatora determinou a revogação da medida cautelar, permitindo a continuidade do processo seletivo apenas para a contratação temporária de 16 professores.
Além disso, o tribunal recomendou que a Prefeitura realize um concurso público até o fim de 2025, uma vez que a administração municipal já realizou seis processos seletivos nos últimos cinco anos, sem promover um certame efetivo para cargos permanentes desde 2019.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça STF entra em ação e cobra explicações sobre descontos ilegais no INSS
-
Segurança Pública Homem é preso por tráfico de drogas na zona rural de Sussuapara (PI)
-
Geral Acidente com oito carros na BR 316 em Teresina deixa três feridos
-
Segurança Pública Tiroteio deixa um homem morto e outro ferido em Demerval Lobão
-
Segurança Pública Jovem de 28 anos é morto com tiro na cabeça na cidade de Nazária
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Prefeito de Simões tem contas bloqueadas por omissão na prestação de contas públicas
-
Geral Adolescente de 15 anos que estava desaparecida é encontrada na zona sul de Teresina
-
Geral Adolescente desaparece após sair de escola na zona norte de Teresina
-
Segurança Pública DRACO deflagra operação e cumpre 36 mandados na Grande Teresina
-
Segurança Pública Adolescente de 15 anos foi mantida em cárcere privado e estuprada, diz DHPP