TCE-PI suspende processo seletivo simplificado de Santo Inácio do Piauí por irregularidades
A Prefeitura de Santo Inácio do Piauí terá até 15 dias úteis para apresentar sua defesa sobre as irregularidades apontadas.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) emitiu uma decisão cautelar suspendendo o andamento do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Santo Inácio do Piauí, referente ao Edital 001/2025. A decisão ocorre após constatação de irregularidades no procedimento de contratação de professores para a Secretaria Municipal de Educação.
A Secretaria de Controle Externo, por meio da Divisão de Fiscalização de Admissão de Pessoal (DFPESSOAL 1), alegou que o processo seletivo não possuía a devida autorização na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2025. A contratação temporária de servidores, segundo a fiscalização, não poderia ser realizada sem a previsão orçamentária adequada, configurando uma ilegalidade. Além disso, o TCE-PI apontou que o município não estava cumprindo com a obrigação de prestar contas de atos relacionados à admissão de pessoal.
A gestão municipal, sob o comando do prefeito Auro Aparecido de Carvalho e o secretário de Educação, Cláudio Andrade Leal, havia lançado o edital para contratar 43 professores temporários. Porém, o TCE-PI considerou que a necessidade de pessoal nas funções de docente deveria ser atendida por meio de concurso público, e não por processos seletivos simplificados repetitivos, especialmente em áreas essenciais como a educação.
Em resposta, o Tribunal de Contas determinou que o processo seletivo siga, mas com restrições. A contratação temporária das 43 vagas deverá ser limitada a um ano, sem possibilidade de prorrogação, e um concurso público deverá ser planejado e realizado até o final de 2025. A medida visa corrigir a irregularidade e garantir a transparência e a legalidade nos procedimentos de contratação de servidores no município.
Além disso, os gestores foram notificados a registrar toda a documentação pertinente ao processo seletivo no sistema RHWeb, e a Prefeitura de Santo Inácio do Piauí terá até 15 dias úteis para apresentar sua defesa sobre as irregularidades apontadas.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Política
Justiça Eleitoral cassa mandato de prefeito de Simões por abuso de poder político nas eleições de 2024
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos