TCE-PI suspende licitação milionária da Prefeitura de Cristino Castro por indícios de irregularidades
Contrato previa até serviços de palestras e treinamentos dentro de um único pacote de gerenciamento de frota; corte de contas identificou risco de prejuízo aos cofres públicos.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou, nesta sexta-feira (13), a suspensão imediata do Pregão Eletrônico nº 029/2025, realizado pela Prefeitura de Cristino Castro, no Sul do estado. A decisão foi motivada por graves indícios de irregularidades no processo licitatório, que previa a contratação de serviços para gerenciamento de frota da administração municipal.

De acordo com o relatório da conselheira Rejane Ribeiro Sousa Dias, relatora do processo, o certame não apresentava o Estudo Técnico Preliminar (ETP), documento obrigatório que justifica a contratação e comprova a viabilidade técnica e econômica do serviço. Além disso, foi constatada a aglutinação indevida de serviços diversos em um único lote, prática que restringe a competitividade e pode favorecer determinadas empresas.
O edital não se limitava apenas ao controle de frota e abastecimento. O pacote licitatório incluía ainda serviços como:
- Rastreamento veicular,
- Inspeção anual da frota com emissão de laudos por engenheiro mecânico,
- Treinamentos de direção segura e atendimento inclusivo,
- Palestras para servidores públicos sobre segurança no trânsito e redução de custos.
Para o TCE, a junção desses serviços em um único contrato foge da lógica do gerenciamento de frota e fere princípios da isonomia, eficiência e economicidade previstos na Constituição Federal.
O tribunal destacou que a ausência do Estudo Técnico Preliminar compromete diretamente a legalidade do procedimento, podendo gerar desperdício de recursos públicos, favorecimento e até superfaturamento.
“A falta do ETP e a formação de um lote único para serviços tão distintos representam grave risco de lesão ao erário e violam a lei de licitações (Lei nº 14.133/2021)”, diz trecho da decisão.
Com base na análise, o TCE-PI concedeu medida cautelar suspendendo imediatamente o pregão, que estava previsto para ocorrer no dia 16 de junho, na plataforma BBMNET. O órgão também determinou a citação do prefeito Felipe Ferreira Dias, gestor do município, que deverá apresentar defesa no prazo de 15 dias úteis.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Cultura Democracia Paritária Político-Eleitoral: Retrocessos, desafios e possibilidades de ação no Brasil
-
Geral Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina deflagram greve devido a atraso salarial
-
Segurança Pública Policiais baleados em Caxias são transferidos para Teresina
-
Justiça Juizado Especial Cível de Teresina anula contrato de cartão consignado abusivo e condena banco a indenizar consumidor
-
Segurança Pública Polícia faz buscas para localizar criminoso que matou delegado durante operação em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil