TCE-PI realiza auditorias em tempo real para identificar desvio de dinheiro no combate à pandemia

O conselheiro do TCE, Jaylson Campelo, conta que o tribunal está preparado para acompanhar e identificar qualquer irregularidade na aplicação dos recursos

Devido a pandemia do Novo Coronavírus, estados e municípios passaram a receber milhões de reais para a prevenção e combate a doença. De olho na aplicação desses recursos, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) vem fazendo auditorias em tempo real, para identificar qualquer indício de irregularidade.

Foto: Lucas DiasJaylson Campelo
Jaylson Campelo

O conselheiro do TCE, Jaylson Campelo, conta que o tribunal está preparado para acompanhar e identificar qualquer irregularidade na aplicação dos recursos.

"O tribunal de contas desde o ínicio constituiu uma equipe para trabalhar essas aquisições, tanto no âmbito do estado, quanto no âmbito dos municípios. Nós estamos preparados, o tribunal inventiu muito em tecnologia da informação, nós temos os mecanismos de acompanhar, e é o que estamos fazendo, a realização de toda essa despesa", afirmou.

O acompanhamento é feito simultâneo as despesas, e o TCE acompanha cada passo das despesas. E também possíveis irregularidades das empresas que contratam com à adiministração pública.

Até um tempo atrás o TCE só fazia a auditoria das contas depois que a gestão já havia acabado e com isso era mais difícil recuperar o dinheiro perdido. Agora as auditorias passam a ser feitas simuntaneamente e o poder público tem como reaver o dinheiro.

"O Tribunal de Contas oportunamente, há 15 dias atrás já havia concedido em medida cautelar, sustando o pagamento a essas empresas que estão sendo investigadas. Então muitos desses municípios sequer chegaram a fazer nenhum tipo de pagamento, porque o tribunal oportuna, tempestivamente, conseguido interditar esse pagamento"

Jaylson Campelo, ainda conta que acompanhar a realização dessas dispesas em tempo real é muito mais eficaz, e é possível evitar que o prejuízo ocorra, e "buscar ressacimento se torna mais fácil".

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários