TCE-PI mantém suspensão de contratações temporárias em Isaías Coelho (PI) e determina realização de concurso público
O Tribunal entendeu que a prefeitura deve priorizar a realização de um concurso público para evitar contratações precárias e sucessivas, conforme estabelece a Constituição Federal.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) manteve a suspensão das contratações temporárias da Prefeitura de Isaías Coelho, determinadas pela Decisão Monocrática nº 53/2025 – GDC. A decisão foi proferida pelo conselheiro substituto Delano Carneiro da Cunha Câmara, em resposta ao agravo interposto pela gestão municipal.

A medida cautelar impede a nomeação de profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado Edital nº 01/2025, que previa a formação de cadastro de reserva para professores da rede municipal. O Tribunal entendeu que a prefeitura deve priorizar a realização de um concurso público para evitar contratações precárias e sucessivas, conforme estabelece a Constituição Federal.
A prefeitura alegou que a suspensão comprometeria o início do ano letivo, afetando os alunos da rede pública. No entanto, a decisão reforça a necessidade de planejamento para viabilizar a seleção de servidores efetivos dentro do prazo determinado, evitando contratações emergenciais sem critérios adequados.
Dessa forma, a gestão municipal deverá comprovar o cumprimento da determinação e adotar medidas para organizar um concurso público ainda em 2025, conforme exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Geral Balanço
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada