TCE-PI mantém suspensão de contratações temporárias em Isaías Coelho (PI) e determina realização de concurso público
O Tribunal entendeu que a prefeitura deve priorizar a realização de um concurso público para evitar contratações precárias e sucessivas, conforme estabelece a Constituição Federal.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) manteve a suspensão das contratações temporárias da Prefeitura de Isaías Coelho, determinadas pela Decisão Monocrática nº 53/2025 – GDC. A decisão foi proferida pelo conselheiro substituto Delano Carneiro da Cunha Câmara, em resposta ao agravo interposto pela gestão municipal.

A medida cautelar impede a nomeação de profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado Edital nº 01/2025, que previa a formação de cadastro de reserva para professores da rede municipal. O Tribunal entendeu que a prefeitura deve priorizar a realização de um concurso público para evitar contratações precárias e sucessivas, conforme estabelece a Constituição Federal.
A prefeitura alegou que a suspensão comprometeria o início do ano letivo, afetando os alunos da rede pública. No entanto, a decisão reforça a necessidade de planejamento para viabilizar a seleção de servidores efetivos dentro do prazo determinado, evitando contratações emergenciais sem critérios adequados.
Dessa forma, a gestão municipal deverá comprovar o cumprimento da determinação e adotar medidas para organizar um concurso público ainda em 2025, conforme exigência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Prefeito Silvio Mendes decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Suspeito de matar cabo da PM do Maranhão morre em confronto com policiais
-
Segurança Pública DHPP prende suspeito de matar estudante de 16 anos dentro de escola em Teresina
-
Política Quatro em cada 10 brasileiros consideram injusta a prisão domiciliar de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública
-
Política Luís Correia (PI): prefeitura do PT gasta R$ 700 mil em lavagem de carros enquanto população sofre com falta de água
-
Segurança Pública Pai é preso acusado de estuprar a filha de 15 anos, em José de Freitas (PI)