TCE multa e aplica sanção à Câmara Municipal de Tanque do Piauí por falhas na transparência
O índice de transparência exibido no portal estava muito abaixo do esperado, oscilando entre 33% e 42%, evidenciando graves falhas no atendimento às exigências da Lei de Acesso à InformaçãoO Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE‑PI) identificou graves falhas no Portal da Transparência da Câmara Municipal de Tanque do Piauí, comprometendo a transparência exigida por lei, e aplicou penalidades ao órgão legislativo municipal.

O índice de transparência exibido no portal estava muito abaixo do esperado, oscilando entre 33% e 42%, evidenciando graves falhas no atendimento às exigências da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) e da Lei Complementar nº 131/2009, que exigem divulgação clara e acessível dos gastos públicos.
Alem disso, apresentava erros na atualização, na qualidade de dados e na organização das informações atingiram itens fundamentais como despesas, receitas, licitações, diárias, contratos e servidor público.
Em função das irregularidades, o TCE‑PI imputou uma multa de 250 UFR‑PI ao presidente da Câmara, Raimundo Lindomar de Oliveira, ordenando a correção imediata das falhas e a publicação de plano de ação para retomada da transparência total do portal. A multa foi confirmada e publicada na edição 112/2025 do Diário Oficial Eletrônico do Tribunal.
O TCE‑PI reforçou que portais de transparência devem ser mantidos atualizados com informações pormenorizadas sobre: execução orçamentária, despesas e receitas, licitações, contratos, diárias, servidores, entre outros. A falha em cumprir essas exigências pode acarretar sanções rigorosas, como bloqueio de conta, perda de repasses voluntários e novas multas.
A Câmara de Tanque do Piauí foi intimada a:
- Regularizar imediatamente os registros incompletos e deficientes do portal;
- Apresentar, no prazo estipulado pelo Tribunal, um relatório técnico indicando as medidas corretivas já implementadas;
- Prevenir reincidência de falhas, sob risco de aplicação de novas sanções.
O caso segue em acompanhamento pelo TCE‑PI.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Justiça obriga Prefeitura de Bom Jesus a reabrir rua fechada ilegalmente para construção de praça
-
Segurança Pública Fernandin OIG oferece recompensa para quem encontrar acusado de matar o primo Erlan Oliveira
-
Segurança Pública Polícia Civil do Piauí divulga nome e foto do motorista que matou três pessoas em acidente
-
Segurança Pública Ciclista morre em acidente com caminhão na cidade de Capitão de Campos (PI)
-
Geral Instituto denuncia retirada forçada de sede e cobra resposta do Governo do Piauí
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde Secretário de Saúde do Piauí contrata por mais de R$ 1,8 bilhão entidade acusada de corrupção no Rio de Janeiro
-
Justiça André Mendonça dá prazo de 10 dias a Rafael Fonteles, ao TJPI e ALEPI para esclarecerem sobre precatórios do Piauí
-
Justiça PIAUÍ: Ciro Nogueira requer no STF inconstitucionalidade de novas leis de precatórios de Rafael Fonteles
-
Política Após o JTNEWS noticiar contrato bilionário da Sesapi com entidade do RJ, advogado Jacinto Teles é alvo de fake news
-
Política PARNAÍBA: Prefeitura fecha contrato milionário sem licitação com empresa acusada de superfaturamento em Milton Brandão