TCE bloqueia contas da Prefeitura de Lagoinha do Piauí por falta de prestação de contas de 2024
O desbloqueio das contas somente será autorizado após a comprovação, por parte do município, da regularização completa das pendências apontadas pela Corte de Contas.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou o bloqueio imediato das contas bancárias da Prefeitura de Lagoinha do Piauí após constatar que a gestão da prefeita Kelly Alves Alencar não entregou a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2024. A medida foi motivada pelo descumprimento da Instrução Normativa nº 06/2022, que estabelece prazos e requisitos para o envio de documentos e informações obrigatórias ao órgão de controle.

De acordo com a Diretoria de Fiscalização de Gestão e Contas Públicas (DFCONTAS), até o dia 6 de maio de 2025, o município permanecia em mora quanto ao envio dos dados essenciais para análise da aplicação dos recursos públicos. A omissão representa uma grave violação ao princípio da transparência e da responsabilidade na administração pública, previsto no artigo 70 da Constituição Federal.
A decisão, proferida pela conselheira Flora Izabel Rodrigues, foi fundamentada na urgência e no risco de prejuízos ao erário diante da ausência de controle externo sobre a gestão municipal. Com o bloqueio, o TCE busca compelir a gestora a cumprir o dever constitucional de prestar contas, condição indispensável para assegurar o controle social e a correta aplicação do dinheiro público.
O desbloqueio das contas somente será autorizado após a comprovação, por parte do município, da regularização completa das pendências apontadas pela Corte de Contas. O TCE também determinou que os bancos sejam oficialmente notificados sobre a decisão.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Bradesco faz desconto sem liberar empréstimo e é condenado a indenizar cliente no Piauí
-
Segurança Pública Homem é preso suspeito de furtar comércios na zona sudeste de Teresina
-
Política Prefeito de Campo Maior (PI) é multado pelo TCE por falta de profissionais de apoio para alunos com deficiência
-
Política TCE mantém decisão contra ex-prefeito de José de Freitas e determina devolução de R$ 726 mil por uso irregular do FUNDEF
-
Política TCE bloqueia contas da Prefeitura de Lagoinha do Piauí por falta de prestação de contas de 2024
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política TCE-PI aplica multa a prefeito e secretário de Amarante por má gestão da frota de veículos
-
Geral Morador do Renascença II relata dificuldades com a falta de água na zona Sudeste de Teresina
-
Geral Coronel Carlos Augusto destina R$ 300 mil para evento de games enquanto penitenciárias enfrentam crises
-
Política Ex-integrante de governo petista, Mainha se lança pré-candidato ao governo do Piauí pelo PL
-
Geral Site do IMEPI apresenta falhas e fere princípios constitucionais de publicidade dos atos públicos