TCE abre investigação sobre 210 novos cargos na Educação de Regeneração (PI)
A legislação criou 210 novos cargos técnicos em comissão na Secretaria Municipal de Educação, sem exigência de formação ou graduação específica.O Tribunal de Contas do Estado do Piauí recebeu uma Comunicação de Irregularidade enviada pelo Ministério Público Federal (MPF) referente à Lei Municipal nº 1047/2025, que alterou a estrutura da Administração Pública de Regeneração. A legislação criou 210 novos cargos técnicos em comissão na Secretaria Municipal de Educação, sem exigência de formação ou graduação específica, e com descrições de função que se confundem com o trabalho de professores.

A comunicação, protocolada por José Hilton Rodrigues de Araújo, solicitava a propositura de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e pedia que o município se abstivesse de nomear servidores com base na lei, além de requerer a revogação da medida.
Ao analisar o caso, o Procurador da República destacou que as supostas irregularidades não envolvem diretamente recursos federais, sendo de competência do Ministério Público Estadual e do Ministério Público de Contas. Assim, os autos foram remetidos ao relator responsável pela prestação de contas do município de Regeneração.
O prefeito Eduardo Alves Carvalho foi intimado a se manifestar sobre o assunto, mas não apresentou resposta dentro do prazo legal de cinco dias úteis.
O relator, conselheiro-substituto Alisson Felipe de Araújo, ressaltou que a comunicação não preenche os requisitos legais para ser admitida como denúncia, devido à ausência de provas mínimas para verificar os fatos narrados. Com isso, o expediente foi recebido como Comunicação de Irregularidade e não como denúncia formal.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Licitação de R$ 7,2 milhões para reforma da Vila Olímpica de Parnaíba (PI) é adiada
-
Segurança Pública Quem é Buzeira, influencer com 15 milhões de seguidores preso pela PF
-
Política TCE abre investigação sobre 210 novos cargos na Educação de Regeneração (PI)
-
Política Unidades de saúde de Caxingó (PI) enfrentam falhas na administração de medicamentos
-
Bem Estar O mês do laço cor-de-rosa: Cuidar de si também é um ato de amor
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral A criança que deixei na estrada
-
Justiça Justiça condena banco por descontos indevidos em benefício de idoso em Parnaíba
-
Geral Ministro Barroso anuncia aposentadoria do STF dias após entregar cargo a Fachin
-
Política TCE-PI aplica multa e emite alertas à Prefeitura de Aroazes por irregularidades na gestão patrimonial
-
Segurança Pública Soldado da PM morre após ser baleado durante perseguição em José de Freitas