"Surto de COVID-19 em Pequim está sob controle", diz epidemiologista

A nova onda de infecções está relacionada ao Xinfadi, maior mercado de alimentos da Ásia, por onde passaram pelo menos 200 mil pessoas desde o fim de maio

Pequim confirmou 158 casos de Coronavírus em sete dias depois de quase dois meses sem novos registros, mas o surto na capital chinesa está sob controle, diz Wu Zunyou, epidemiologista do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China.

Foto: AFPProfissional da saúde colhe amostra para teste de coronavírus em Pequim
Profissional da saúde colhe amostra para teste de coronavírus em Pequim

"Quando digo que está sob controle, isso não significa que o número de casos será zero amanhã ou no dia seguinte", disse Wu, nesta quinta-feira (18).

Segundo o epidemiologista, "a tendência persistirá por um período de tempo", e Pequim pode esperar novos casos esporádicos.

A nova onda de infecções está relacionada ao Xinfadi, maior mercado de alimentos da Ásia, por onde passaram pelo menos 200 mil pessoas desde o fim de maio. Cientistas chineses encontraram alimentos e utensílios contaminados pelo coronavírus.

A resposta de Pequim foi rápida. Bairros inteiros foram isolados e classificados de acordo com o risco de contaminação. Centenas de milhares de moradores foram testados desde o último fim de semana. 

Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários