Supermercado obriga casal negro a esvaziar bolsa para ser revistada e encontra Bíblia, em São Paulo

Uma loja da rede de supermercados Extra obrigou um casal negro a esvaziar a bolsa para ser revistada antes de passar no caixa

Uma loja da rede de supermercados Extra obrigou um casal negro a esvaziar a bolsa para ser revistada antes de passar no caixa. Ao retirar os objetos da bolsa, foi encontrada uma Bíblia. O caso aconteceu em Campo Belo, na Zona Sul de São Paulo. As informações são da TV Globo.

Foto: Reprodução/TV GloboCasal sofreu racismo em supermercado
Casal sofreu racismo em supermercado

"A moça me deu o valor, peguei meu cartão pra pagar e ela disse: 'preciso ver tua bolsa'. Eu falei: 'sério?'", contou Edgar Oliveira de Carvalho à emissora. Diante do imposição da caixa, Letícia Reis Oliveira de Carvalho afirmou que só cumpriria o que estava sendo pedido na presença da polícia.

"Eu perguntei pra ela: 'você tem alguma dúvida se coloquei algo dentro?'. Fiquei sem ação. Me faltou o chão", contou Letícia. Após a chegada da polícia, o próprio Edgar tirou os objetos da bolsa em cima do carrinho de compras. Dentro, havia uma carteira, remédios e uma bíblia.

O casal gravou o momento e no vídeo é possível ver o policial tentando amenizar dizendo que a situação não era "fora do normal".

A resposta teve pronta reação do casal que foi obrigado a expor seus pertencentes. "Eu perguntei para o gerente com quantas pessoas eles fizeram aquilo naquele dia", disse Letícia.

De acordo com a emissora, o casal foi direto do supermercado para a delegacia da região para registrar um boletim de ocorrências. Dias depois procuraram a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que investiga o caso.

Em nota divulgada pelo G1, a rede Extra de supermercados afirma que "condena condutas discriminatórias” e que, assim que tomou conhecimento do episódio, acionou a loja dando início a um "processo interno de investigação".

O Extra afirmou ainda que oferece treinamentos e formações para todos os funcionários e prestadores de serviço, onde estaria incluído "combate ao preconceito".

Fonte: JTNEWS com informações do Yahoo Notícias

Comentários