Strans proíbe venda de vale e passe estudantil em papel em Teresina (PI)

A medida da Superintendência visa evitar irregularidades na venda e possível migração de passageiros do cartão eletrônico para o vale no papel, o que seria um retrocesso, de acordo com Strans

Nesta segunda-feira (01/10), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) baixou portaria proibindo a venda e comercialização de vale-transporte e passe estudantil em papel. 

Foto: Roberta AlineStrans proíbe a venda de vale e passe estudantil em papel
Strans proíbe a venda de vale e passe estudantil em papel

Segundo a portaria, assinada pelo superintendente Cláudio Pessoa Lima, fica determinada a imediata suspensão de comercialização a partir da publicação da portaria. 

Atualmente, a venda e a comercialização de vale-transporte e passe estudantil em papel impresso é de responsabilidade do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Teresina (SETUT). 

A medida da Superintendência visa evitar irregularidades na venda e possível migração de passageiros do cartão eletrônico para o vale no papel, o que seria um retrocesso, de acordo com Strans.

A partir desta segunda (1º), fica permitido apenas a comercialização dos passes de forma eletrônica. Com o decreto de calamidade pública, a prefeitura de Teresina está em processo de gerência da bilhetagem eletrônica e o vale no papel prejudica o monitoramento.

Greve

Na última quinta-feira (28/10), os motoristas e cobradores do transporte coletivo em Teresina iniciaram greve por tempo indeterminado na cidade. A categoria reivindica assinatura da convenção coletiva de trabalho e a manutenção do salário dos profissionais. 

Na convenção coletiva, os trabalhadores defendem o salário no valor de R$ 2.039,00 para os motoristas e R$ 1.288,00 para os cobradores. Além disso, reivindicam também a volta do ticket alimentação, plano de saúde e a jornada de trabalho de 7h20.

Alternativo

Desde o dia 21 de outubro, os veículos alternativos em Teresina estão parados, quando a Strans determinou o bloqueio do sistema de bilhetagem eletrônica dos veículos. O bloqueio aconteceu porque a Superintendência solicitou uma auditoria no sistema de bilhetagem por causa de supostas irregularidades no sistema.

Foto: Divulgação/AscomTransporte alternativo em teresina
Transporte alternativo em teresina

Fonte: JTNEWS

Comentários