SSP-PI e TRE-PI estabelecem regras para atuação do BPRE durante as eleições 2024
As abordagens de veículos só poderão ser realizadas se houver indícios de que a circulação possa colocar em risco a segurança das pessoas.A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) formalizaram a Portaria Conjunta nº 1/2024, que define as diretrizes para a atuação do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) durante as eleições de 2024, nos dias 6 de outubro (1º turno) e, caso haja necessidade, 27 de outubro (2º turno).

Conforme a norma publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TRE-PI, nesta segunda-feira (30), o patrulhamento ostensivo do BPRE não deve comprometer o direito de ir e vir dos eleitores. A portaria proíbe a realização de bloqueios em rodovias estaduais com finalidades administrativas ou para fiscalizar infrações veiculares que não estejam diretamente relacionadas à segurança pública ou ao trânsito.
As abordagens de veículos só poderão ser realizadas se houver indícios de que a circulação possa colocar em risco a segurança das pessoas. Em casos de bloqueio, por motivo de flagrante de trânsito ou crime, o TRE-PI deverá ser informado com justificativa e indicação de rotas alternativas.
O secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou a importância da medida para garantir a segurança e o direito ao voto durante as eleições.
"Nosso objetivo é assegurar que as eleições ocorram com tranquilidade, sem que o patrulhamento afete a livre circulação dos eleitores. Estamos comprometidos com uma atuação equilibrada e responsável das forças de segurança", pontuou Chico Lucas.
A portaria ainda estende essas diretrizes aos demais órgãos de segurança do estado, como a Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), garantindo uma atuação coordenada nos dias de eleição.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça MPPI denuncia sobrepreço em contrato de R$ 331 mil firmado pela Prefeitura de São José do Peixe (PI)
-
Geral TCE-PI determina suspensão de pagamentos de contrato de advocacia em Santo Antônio de Lisboa
-
Geral Bolsonaro faz ressonância após passar mal à noite em hospital do DF
-
Geral Homem baleado no Parque Brasil morre após três dias internado no HUT
-
Cultura Feira Regional do Empreendedor LGBT+ movimenta Teresina com palestras, arte e show de Linn da Quebrada
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Polícia Civil prende advogado acusado de invadir apartamento e agredir ex-esposa em Teresina