SP inicia vacinação de gestantes sem comorbidades nesta segunda (07/06)

Capital paulista também inicia a imunização de lactantes com comorbidades a partir de hoje

Gestantes e puérperas acima de 18 anos e sem comorbidades poderão receber a primeira dose do imunizante contra a Covid-19, em São Paulo, a partir desta segunda-feira (07/06). Cerca de 400 mil mulheres serão vacinadas nesta etapa.

Foto: Stock.xchng/DivulgaçãoGrávida está no grupo de risco para coronavírus, segundo Ministério da Saúde
Mulheres grávidas sem comorbidades já podem se vacinar em São Paulo

Já as demais cidades do estado de São Paulo começarão a imunizar este público a partir desta  quinta-feira (10/06).

“Na capital, em São Bernardo do Campo e em Campinas, iniciaremos a vacinação de gestantes e puérperas. E a partir de quinta, dia 10, em todos os demais municípios do estado de São Paulo, de maneira a planejar e organizar a vacinação com a vacina correta. Ou seja, as vacinas da Pfizer e a do Butantan, que são as duas que a medicina recomenda e aprova para gestantes e puérperas”, afirmou o governador de São Paulo, João Dória. 

As grávidas em qualquer período gestacional deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação do profissional para tomar a vacina. As puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) devem apresentar certidão de nascimento da criança.

Lactantes com comorbidades

Além das gestantes, mulheres que estão amamentando e apresentam comorbidades também começarão a ser imunizadas na capital paulista a partir desta segunda-feira (7).  Neste grupo, a estimativa é de vacinar 28 mil mulheres em São Paulo.

Além do comprovante da comorbidade e de residência do município de São Paulo, será necessária a apresentação da certidão de nascimento do bebê, de até 12 meses de idade.  “Não há restrição de vacinas a serem administradas nas lactantes, diferente das grávidas e puérperas”, destaca o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Postos de vacinação

Os drive-thrus, que haviam fechado temporariamente na sexta-feira (4), voltam a funcionar a partir desta segunda-feira para aplicação da segunda dose.

Assim como os demais grupos contemplados na imunização, este público poderá ser imunizado nas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), AMA/UBS Integradas, nos dez mega postos, farmácias e drives implantados na cidade.

Quem precisar tomar a segunda dose também deve procurar uma das UBSs da cidade. A prefeitura recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já. 

Fonte: JTNEWS com informações da CNN Brasil

Comentários