SLU neutraliza risco de resíduos gerados com testes rápidos de COVID-19 no DF
No final do tratamento do material, as cinzas geradas são encaminhadas para um aterro de resíduos perigososO Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vem recolhendo uma média de 216 quilos por dia de resíduos provenientes dos dez pontos de testagem rápida da COVID-19 na população do DF.
A coleta é realizada com os mesmos cuidados da coleta feita pelo SLU nos hospitais públicos, todos os trabalhadores utilizam equipamentos de proteção reforçados, com procedimentos rigorosos para a retirada do material que é encaminhado para incineração.
Atualmente a empresa Belfort Gerenciamento de Resíduos é a empresa contratada para fazer a coleta, transporte, tratamento e disposição dos resíduos de saúde (RSS) das unidades públicas do Distrito Federal.
Para as localidades onde são realizados os testes rápidos, a empresa fornece bombonas e seus respectivos lacres para o acondicionamento dos sacos plásticos contendo os resíduos infectantes.
Diariamente, as bombonas devidamente preenchidas, tampadas e lacradas são coletadas por um veículo exclusivo e específico do tipo caminhão baú que realiza o transporte e pesagem das mesmas.
Em seguida, as bombonas são transferidas para Usina de Incineração em Santo Antônio do Descoberto (GO), onde é realizado o tratamento para diminuição do volume e inativação da carga microbiológica (vírus e bactérias) dos resíduos. No final do tratamento, as cinzas geradas são encaminhadas para um aterro de resíduos perigosos.
“Estamos falando de materiais que podem conter a presença do vírus. Os resíduos gerados dessa atividade de testagem são resíduos potencialmente infectados. A gestão desses resíduos com a segurança devida é de fundamental importância para minimizar o risco de propagação”, explicou a diretora de Limpeza Urbana do SLU, Eliana Nicolini.
Fonte: Agência Brasília
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense Stanley Torres leva a prata no Mundial de Veteranos de Judô
-
Justiça
Chefe de gabinete de Moraes visitou Papuda e viu celas para Bolsonaro
-
Geral
Famílias de crianças com Zika vírus começam a receber pensão vitalícia do Governo do Brasil
-
Política
Relatora Isabel Gallotti vota para cassar chapa de Cláudio Castro no TSE
-
Justiça
Moraes tem audiência com movimentos sociais para discutir megaoperação
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia encontra corpos dos dois adolescentes desaparecidos em Timon
-
Saúde
Amamentar com segurança: quando a saúde da mãe exige atenção especial
-
Geral
Família faz vaquinha para custear reabilitação de adolescente baleado no Colégio CPI
-
Justiça
STJ valida "ronda virtual" da Polícia para localizar pornografia infantil
-
Política
TCE-PI multa ex-prefeito Dr. Pessoa e gestores por irregularidades em licitação de veículos para o transporte público