Site do IMEPI apresenta falhas e fere princípios constitucionais de publicidade dos atos públicos
A falta de transparência compromete o controle externo e interno sobre a gestão pública, podendo prejudicar tanto os servidores quanto a população em geral.Usuários denunciam que o site do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) está sem apresentar informações básicas obrigatórias, como a tabela de pagamentos e os rendimentos dos servidores. Ao tentar acessar essas informações o sistema retorna com a mensagem de "página não encontrada", o que contraria princípios constitucionais fundamentais da administração pública.

De acordo com a Constituição Federal, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e a eficiência são princípios que norteiam os atos do Administrador Público. A ausência dessas informações no site oficial do IMEPI representa não apenas uma falha técnica, mas uma violação desses princípios, o que pode configurar ato de improbidade administrativa se no caso concreto ficar comprovado "o dolo."
Além disso, o Portal da Transparência do órgão também está desatualizado, o que impossibilita o acompanhamento da execução orçamentária e da folha de pagamento, instrumentos essenciais para o controle social e o exercício da cidadania.
Diante da situação, o Ministério Público deve ser acionado para apurar a omissão e tomar as providências legais cabíveis. A falta de transparência compromete o controle externo e interno sobre a gestão pública, podendo prejudicar tanto os servidores quanto a população em geral, que tem direito ao acesso claro e irrestrito às informações públicas.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral Sermão do Bom Ladrão
-
Geral Esposa do ex-vereador Antônio José Lira morre aos 50 anos em Teresina
-
Segurança Pública Tribunal de Justiça do Piauí afasta desembargador José James após operação da PF
-
Economia Botão de contestação do Pix está disponível aos usuários
-
Geral Dono da rede de farmácias Pop Farma é preso pelo DRACO em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral Médico anestesiologista morre em acidente de moto em Campo Maior
-
Saúde GAECO do MP do Piauí instaura procedimento para investigar contratos bilionários do governo Rafael Fonteles
-
Política DEPUTADO FEDERAL: candidatos do Piauí são beneficiados com decisão de Luiz Fux em adiar distribuição de cadeiras
-
Política Prefeito Weslly Bispo e ex-prefeito Neném de Edite supostamente encerram parceria política em Jaicós (PI)
-
Geral Advogado João Neto retoma relacionamento com ex após acusação de violência doméstica