Sindicato confirma greve de ônibus para esta quarta-feira (28) em Teresina (PI)

O Setut foi notificado sobre a possibilidade do movimento e informou que o setor jurídico vai tomar as providências necessárias

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina decidiram iniciar um novo movimento grevista a partir desta quarta-feira (28), a categoria alega que o Sindicato da Empresas conseguiu decisão liminar derrubando a decisao do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que obrigava o pagamento referente aos tickets alimentação e plano de saúde dos trabalhadores.

Foto: Roberta AlineMotoristas e cobradores de ônibus reiniciam greve, em Teresina
Motoristas e cobradores de ônibus reiniciam greve, em Teresina

O Ministério Público do Trabalho (MPT) informou nessa segunda-feira (26) que vai pedir a execução da multa de R$ 50 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro), caso a entidade resolva fazer uma nova greve no transporte público e não coloque nas ruas 70% da frota. 

Segundo o MPT, na decisão judicial, o Sintetro deveria garantir a circulação de pelo menos 70% da frota de segunda a sexta nos horários considerados de pico pela STRANS. Nos demais horários e aos domingos, o funcionamento de pelo menos 30%.

O pedido de execução foi encaminhado pelo procurador regional do Trabalho, João Batista Machado Júnior, logo após, segundo o MPT, nos dias 13 e 14 de outubro, ficar caracterizado o descumprimento da liminar com base no relatório de fiscalização encaminhado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans). De acordo com o órgão, a frota em operação naqueles dias foi bem inferior à determinada pela Justiça. 

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) foi notificado sobre a possibilidade do movimento e informou que o setor jurídico vai tomar as providências necessárias junto a Justiça do Trabalho.

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários