Sesapi inicia distribuição de vacinas para imunização de adolescentes

Os imunizantes vão ser enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (16)

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, anunciou que vai iniciar a distribuição aos municípios das vacinas para vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. As primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente e comorbidades.

Foto: Dado Ruvic/ReutersVacina da Pfizer
Vacina da Pfizer

Os imunizantes começam a ser enviados nesta quinta-feira (16), iniciando por Teresina e na sexta-feira (16) seguirão para os demais municípios . O calendário para este público ficará a cargo de cada cidade. “Estamos dando o ponta pé inicial neste processo de envio das vacinas e começaremos pela capital, por questão de logística. Vamos seguir um cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização para este grupo”, explica o gestor.

O Piauí pretende vacinar um público estimado de 543.299 adolescentes, baseado em dados do DATASUS. Na primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades.“Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmo possam avançar nesta faixa etária”, lembra o secretário de Saúde.

Fonte: JTNEWS

Comentários