Sesapi inicia distribuição de seringas e agulhas para vacinação contra o Coronavírus
O Governo do Piauí tem a expectativa de começar a vacinação ainda nos primeiros meses de 2021O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), iniciará nesta semana a distribuição de mais de duzentas mil seringas e agulhas, que serão utilizadas na primeira fase da imunização contra o Novo Coronavírus. A entrega será feita de acordo com as etapas de vacinação.
“Até sábado (16), vamos entregar as seringas e agulhas da primeira etapa, nas dezesseis centrais de frios espalhadas pelo Piauí. Nosso intuito é deixar toda rede pronta para a chegada da vacina”, afirma o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.
As seringas e agulhadas serão entregues em todos os territórios de saúde e distribuição para os municípios ficará a cargo das Regionais de Saúde. "Assim que o material chegar na rede de frios, cada cidade pegará seu lote de acordo com o seu público alvo, algo que já acontece com outras campanhas de vacinação", assegurou o superintendente.
Vacinação
Na primeira fase de imunização contra o vírus espera-se vacinar 187.085 piauienses que estão no grupo de trabalhadores da saúde, além de pessoas com mais de 80 anos e população entre 75 e 79 anos.
O Governo do Piauí tem a expectativa de começar a vacinação ainda nos primeiros meses de 2021, assim que os imunizantes forem liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Até o dia 20 de janeiro é possível que tenhamos a autorização da vacina no Brasil. Como já há vacinas no país, contrato de compra e plano nacional de imunização, creio que cinco dias após a autorização possamos começar a vacinar em todo o Brasil, garantindo a distribuição e qualificação. Acredito que, na próxima semana, teremos uma data definida para o início da vacinação e um cronograma para imunização do povo brasileiro”, prevê o governador Wellington Dias.
Para ter acesso à vacina, o cidadão que faz parte do público alvo de cada etapa precisará apresentar o seu cartão de vacina. Aqueles que não possuem o cartão não precisam se preocupar; basta se apresentar com um documento de identificação nos postos de vacinação e receber seu imunizante.
“Pedimos que a população procure os postos de saúde quando a vacina estiver disponível para que possamos diminuir a transmissibilidade do vírus e assim retomar nossa normalidade”, enfatiza Herlon Guimarães.
Rede de Frios
A Sesapi já vem desde o início da pandemia preparando sua rede de frios para o recebimento dos imunobiológicos, que ajudarão na imunização contra o Coronavírus.
“Nós temos uma rede de frios que abastece todos os 224 municípios piauienses. São 16 centrais espalhadas por todos os territórios, que realizam um trabalham em todas as campanhas de imunização. O Brasil é um país de referência quando o assunto é vacinação”, ressalta o superintendente.
Fonte: JTNews com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Torcedores invadem gramado e arremessam objetos em evento de Messi na Índia
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Geral
Prefeitura de Campo Maior contrata mais de R$ 680 mil em quentinhas com a mesma empresa
-
Política
Brasil passa a presidência do Brics para a Índia
-
Política
Bolsonaristas criticam Trump após revogação da Lei Magnitsky contra Moraes
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
-
Esportes
Norris admite arrependimento por comentários sobre Hamilton e Verstappen