Sejus diz que 91 detentos já testaram positivo para Coronavírus

A Sejus também divulgou o número de policiais penais que testaram positivo, ao  todo, 45 estão com Coronavírus

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que o sistema prisional do Piauí tem 91 detentos com COVID-19. O balanço, atualizado até  esta quinta-feira (18), revela que quase todos os casos se concentram na Penitenciária Mista de Parnaíba e no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Altos.

Foto: Guia da FarmáciaTestes para a COVID-19
Testes para a COVID-19

Só no presídio de Parnaíba 50 presos estão com coronavírus. No CDP de Altos, 32. Os outros casos de detentos contaminados com coronavírus foram registrados no CDP de São Raimundo Nonato [1] e na Penitenciária Irmão Guido [8]. A secretaria garante que todos eles foram isolados dos demais e estão recebendo acompanhamento médico.

A Sejus também divulgou o número de policiais penais que testaram positivo. Ao  todo, 45 estão com Coronavírus. O balanço revela, ainda, que 15 servidores administrativos foram diagnosticados com COVID-19.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado de Justiça afirma que está adotando uma série de medidas para evitar o contágio do vírus no sistema penitenciário. Agora, a Sejus realizará testagens para identificar a COVID-19 em todos os detentos antes destes adentrarem ao sistema prisional.

Segundo o Diretor de Inteligência da Sejus, Charles Pessoa, a medida reforçará as ações de prevenção do Coronavírus nas unidades penais.

“Inicialmente, os detentos, antes de serem encaminhados às unidades, passavam por um período de acompanhamento, e se apresentassem algum sintoma, eram submetidos ao teste. Porém, o Secretário Carlos Edilson entendeu a necessidade de aprimorarmos os protocolos de saúde nos nossos presídios. Assim, todos os detentos, independentemente de estarem com os sintomas do vírus, realizarão o teste antes de serem incluídos no sistema”, explica.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários